Batuque, Zouk e Marabaixo: em nova temporada, Roda Bandaia está de volta ao Norte das Águas neste domingo (4)

Foto: Divulgação Roda Bandaia

Neste domingo (4), a partir das 16h, no bar e restaurante Norte das Águas, será realizada mais uma edição da Roda Bandaia. Idealizado pelo Grupo Bandaia de Batuque e Marabaixo, em novembro de 2015. À época, a iniciativa contou com a presença dos irmãos Moreira (Higo, Hian e Huan Moreira) e João Amorim, na direção musical. A evento visa o fortalecimento de ritmos, musicalidade e cultura locais. Os encontros sempre foram sucesso de público e crítica. A entrada será gratuita.

A Roda de Bandaia conta com os músicos João Amorim (voz e percussão); Adelson preto (voz e percussão); Helder Melo (ContraBaixo); Fabinho Costa (violão) e Paulinho Queiroga (voz e bateria).

Quem quiser pode participar cantando, tocando ou dançando na roda, o espaço é para todos que curtem o marabaixo, batuque do Curiaú, zouk, carimbó, e outros ritmos da Amazônia. Tem também o varal de saias coloridas para quem quiser ficar mais bonito ainda. E ainda convidados; Saião para as açucenas, Gengibirra e cerveja gelada.

Foto: Divulgação Roda Bandaia

A história da Roda Bandaia

A Roda de Bandaia foi iniciada nos bares Beira Rio e Nêgo, em 2016, na Orla de Macapá, ainda com o nome “Roda de Batuque”. O projeto teve continuidade no bar Norte das águas nos anos de 2018 e 2019. Passou pelo Sankofa em 2020 e retornou ao Norte das Águas em 2022. Após um ano de pausa, volta ao mesmo local em 2024.

O projeto Roda de Bandaia foi pensado para ecoar a música regional, à base de tambores e violões, atraindo ao seu redor gente que gosta de cantar, dançar e tocar, ou simplesmente curtir.

A Roda de Bandaia é uma das coisas mais lindas que existem atualmente nesta cidade. É a balada de quem curte dançar ao som de música popular amapaense. Sob a força de uma energia linda, há anos o músico João Amorim idealizou esse projeto e de lá pra cá vem fazendo acontecer e crescer ao lado de outros músicos e parcerias“, comentou a jornalista Andreza Gil, há alguns anos.

A festa foi bolada com o intuito de tocar, de maneira despretensiosa como uma roda de samba numa esquina qualquer do Brasil, música popular dos compositores amapaenses. Marabaixo, Batuque do Curiaú, Zouk e Toada. Mas a receita não foi só isso. Minha mãe costurou 10 saiões com cinturas de elástico, para que qualquer pessoa pudesse usá-las”, relatou João Amorim.

Foi num domingo, dia primeiro de novembro, lá por 18h, primeiro rufar do tambor da primeira Roda de Bandaia. A festa continuou se repetindo todos os domingos ininterruptamente por oito meses quando finalizou sua primeira temporada. Por lá passaram todos ou quase todos os artistas da cena musical amapaense. Os cantores do movimento Costa Norte, Senzalas, Grupos de Marabaixo tradicional, Cantoras, intérpretes… muitos que não tem como falar o nome de cada um aqui. E ainda bailarinas, dançadeiras e poetas. Sempre tem poesia recitada ao som dos tambores tucujus. A gengibirra também está presente em todas as festas, e o cardápio sempre tem o sabor do Amapá. Começou no Bar do Nego e hoje se realiza, já há alguns anos, no Norte das Águas e sempre foi sucesso de público desde 2015”, detalhou João Amorim.

A nova temporada da Roda não será diferente do seu primeiro dia onde trouxe muitos artistas e muito público. Um formigueiro de gente rodando saia e cortejando, girando e cantando. Uma das festas mais bonitas que se pode curtir num Bar às margens do Rio Amazonas. Portanto, neste domingo (4), às 16h em ponto, começaremos a festa no Norte das Águas. presença confirmada de vários artistas amapaenses em várias expressões da arte, gengibirra, saião, por do sol, vento, Peixe, camarão no bafo, cervejinha e muita dança”, finalizou o músico, cantor e coordenador do evento.

Norte das Águas

O Norte das Águas é um dos mais conceituados pontos turísticos de Macapá, que fica situado às margens do rio Amazonas, no Complexo Marlindo Serrano (Araxá). O estabelecimento serve boa comida, cervejas enevoadas e drink’s variados. Além do atendimento porreta. Tudo às margens ventiladas do Amazonas, o nosso riozão bonito.

Enfim, quem curte Batuque, Marabaixo, Zouk, Bandaia e Cacicó vai curtir. Recomendo!

Serviço:

Roda de Batuque Bandaia – Complexo do Araxá
Local: Norte das Águas, localizado no Complexo do Araxá, na zona Sul de Macapá.
Data: 04/02/2024
Hora: a partir das 16h.

Elton Tavares, com informações de João Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *