Bioparque de Macapá promove treinamento para capturas de serpentes com pelotões do Corpo de Bombeiros

Bioparque fica localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto | Foto: Arquivo/PMM

Cercado de vegetação nativa da região norte, o Bioparque da Amazônia é um espaço natural que conta com 107 hectares de floresta dentro da área urbana de Macapá. De 20 a 23 de junho, o local que incentiva o turismo ecológico, educação ambiental e produção científica, abre as portas para o Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2022, executado pela Academia Bombeiro Militar do Amapá.

O parque recebe 5 pelotões de alunos sargentos para o treinamento de animais silvestres, tendo como destaque as serpentes. A iniciativa faz parte da disciplina de Salvamento Terrestre do CFS 2022.

A capacitação contará com a colaboração do gerente técnico e de planejamento do Bioparque, Geraldo Otávio Biondi, que atua como biólogo responsável pela unidade.

‘’O Bioparque desenvolve um trabalho diário que vai além do turismo. Somos uma unidade que preserva a biodiversidade local. A parceria com o Corpo de Bombeiros do Amapá vem comprovar isso, pois estamos abertos para o benefício da comunidade e nada melhor que contribuir com a formação desses profissionais’’, explica Biondi.

As aulas com o biólogo do parque serão realizadas em áreas especificas do parque, como o Biocamping. No caso da capacitação sobre serpentes, serão abordadas as características das espécies, como identificar, manusear e soltar estes animais na natureza.

A prática de captura de animais silvestres não será aberta aos visitantes do parque, sendo reservada aos alunos e responsáveis da Academia Bombeiro Militar.

O treinamento não terá interferência nas programações ecológicas do Bioparque, voltadas para contemplação da natureza, ecoturismo sustentável, esporte de aventura, visitas guiadas e educação ambiental.

Bioparque

Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. Os ingressos custam R$ 10,00 a inteira e R$5,00 a meia. A entrada é gratuita para idosos a partir de 60 anos e crianças até 5 anos.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *