Blitz educativa em incentivo à doação de sangue acontece nesta segunda-feira (6), em Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) realiza nesta segunda-feira (6), das 7h30 às 12h30, uma blitz educativa em incentivo à doação de sangue em frente ao Hemoap, localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O objetivo é informar, incentivar e conscientizar a população para a importância da atitude, que pode salvar vidas.

“Junho é um mês destinado a doação de sangue. Por isso, estaremos realizando essa blitz para orientar a população que nunca doou. Todo estoque de sangue doado é para abastecer toda a rede hospitalar do Estado, então se cada um fizer a sua parte, o estoque será mantido. A doação de sangue é um ato de amor ao próximo!”, ressalta o diretor da CTMac Andrey Rêgo.

A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP) e Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Com a ação, o Hemoap pretende aumentar o número de bolsas de sangue no estoque. Na ocasião, servidores da CTMac passarão pela triagem e, se classificados, realizarão a doação de sangue.

Durante a blitz, a equipe de educação no trânsito da CTMac também distribuirá material com informações sobre segurança no trânsito.

Quem pode doar?

É necessário passar por uma triagem clínica, que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

Para ser apto, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos, não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias.

Cristiane Mareco
Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *