Campanha voltada à população LGBTQIA+ realiza cadastro social e ações de saúde em Macapá

Na segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (COPDI), deu início à programação voltada à população LGBTQIA+. O objetivo da campanha é combater a LGBTfobia em Macapá e promover políticas públicas para esta comunidade.

O cronograma de ações iniciou com o hasteamento simbólico da bandeira LGBT e a programação teve continuidade mais tarde, com uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Macapá. A agenda contou com roda de conversas e intervenções culturais.

“Me senti muito honrada em ser convidada para ser madrinha da campanha. Infelizmente nós ainda vivemos em um mundo intolerante. É importante combater o preconceito e a discriminação”, ressaltou Rayssa Furlan, secretária municipal de Mobilização e Participação Popular.

Assistência Social

A campanha traz como tema: “Respeite e Acolha a Diversidade: Macapá, uma cidade que combate a LGBTfobia”. Para fomentar a discussão sobre o assunto e ampliar o acesso desta comunidade às políticas públicas, a gestão municipal iniciou um cadastro de pessoas LGBTQIA+ que estão em vulnerabilidade social neste momento de pandemia da Covid-19.

O link está disponível no endereço https: //bityli.com/BdJmg e no menu de acesso principal no site https: //macapa.ap.gov.br/

“O link já está disponível no site da prefeitura, e no dia 28 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizará atendimentos na Casa do Bolsa e no Cras Felicidade. Dedicaremos esse dia para o atendimento da população LGBTQIA+”, destacou a secretária Patrícia Ferraz.

Outros serviços

A Secretaria de Saúde (Semsa) e a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) também ofertam serviços neste mês de campanha. A saúde municipal disponibiliza atendimentos de prevenção ao câncer de mama para mulheres LBT’s, além de testagem rápida de diversas doenças e Consultório na Rua. A Fumcult lançará no dia 24 de maio, por meio do Sistema de Indicadores Culturais, um cadastro para artistas LGBTQIA+.

O coordenador de Diversidade, Edem Jardim, fala sobre a importância da união das secretarias.

“Em Macapá nós não poderíamos ficar de fora dessa luta. Poder contar com a parceria das secretarias da Prefeitura de Macapá nos deixa muito felizes, pois assim podemos garantir políticas públicas para nossa população”, concluiu o coordenador.

Programação da campanha:

FUMCULT

Data: 24 de maio
Local: Fumcult
Horário: 09h às 12h e 14h às 18h
Serviços oferecidos: orientação e cadastro de artistas LGBTQIA+.
Link para o cadastro: https:

//docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7xeq6U47RvoVwBnmUeE1GWIh4xremiGBpS0wNANcQyqLPfQ/viewform?usp=pp_url

SEMSA

Data: 27 de maio
Local: Unidade Básica de Saúde do Congós
Horário: 14h às 17h
Serviços oferecidos: consulta com clínico geral (15 vagas), coleta do exame preventivo (15 vagas), teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites (livre demanda), avaliação do estado geral de saúde; agendamento de exames laboratoriais, retorno médico, aconselhamento sobre prevenção do câncer de colo uterino principais infecções sexualmente transmissíveis.

DATA: 29 de maio
Local: Em frente ao Treta Club
Horário: 19h às 22h
Serviços oferecidos: consultório na Rua, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites (livre demanda), aconselhamento sobre a prevenção das principais infecções sexualmente transmissíveis, suporte de psicologia.

SEMAS

Data: 28 de maio
Local: Casa do Bolsa
Horário: 08h às 12h
Serviços oferecidos: inserção no CadÚnico e atualização cadastral em programas sociais.

Data: 28 de maio
Local: CRAS Felicidade
Horário: 08h às 14h
Serviços oferecidos: roda de conversa “O Cras na garantia de direitos sociais”, cadastro para recebimento de benefícios eventuais como Auxílio Alimentação, kit para bebês e vale gás social.

Bruno Nascimento
Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *