Campus Agrícola Porto Grande fará primeiro leilão de animais

Animais no curral da fazenda experimental do Campus Agrícola Porto Grande. Leilao será o primeiro da unidade.Foto: arquivo Campus Porto Grande
Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vai realizar o primeiro leilão de animais de médio porte da instituição. Serão leiloados dez animais, sendo dois ovinos e oito suínos, nascidos em trabalhos de pesquisa na fazenda experimental da unidade. O leilão ocorrerá no dia 23 de setembro, a partir das 9 horas, no próprio campus, sendo aberto a qualquer interessado pessoa física ou jurídica, com exceção dos listados no Edital de Leilão nº 1/2022-Ifap.
Para ler o edital completo, clique aqui
De acordo com o edital, para participar o interessado deve comparecer ao leilão independentemente de qualquer formalidade, apresentando documentos de identidade, CPF e/ou CNPJ. Não podem participar, conforme o disposto no artigo 9º da Lei 8.666/93, os ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança, pessoas ligadas à comissão do certame – por matrimônio ou parentesco, afim ou consanguíneo, até segundo grau, ou por adoção – e os servidores públicos federais vinculados ao Ifap.
As visitas aos animais a serem leiloados poderão ser realizadas até três dias úteis antes do leilão, no curral da fazenda experimental do Campus Agrícola Porto Grande.
Os arrematantes pagarão ao Ifap, à vista, 100% do valor do lote arrematado, devendo os mesmos efetuarem o pagamento por meio de Guia de Recolhimento para a União (GRU. Não serão permitidos descontos. O arrematante deverá apresentar, no ato do pagamento, documento de identificação, CNPJ, para pessoa jurídica, e, Cédula de Identidade e e CPF, no caso de pessoa física. Os pagamentos serão efetuados em moeda corrente nacional.
O arrematante terá o prazo de três dias úteis, a contar do leilão, para a retirada dos bens, perdendo todo e qualquer direito sobre os bens arrematados e não retirados no prazo, sendo considerado desistente. O arrematante também deve arcar com as despesas relativas à emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA) junto ao referido órgão de fiscalização agropecuária (Diagro).
Qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos sobre o presente leilão, no prazo de até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública. Tanto o pedido de esclarecimentos quanto a impugnação do edital deverão ser enviados exclusivamente, via correio eletrônico, para o seguinte endereço: [email protected]. Deve ser usado no envio o título “Pedido de esclarecimentos leilão” ou “Pedido de impugnação edital leilão”.
Os animais leiloados serão entregues no estado em que se encontram, livres e desembaraçados de quaisquer ônus. O Campus Agrícola Porto Grande não se responsabilizará pela qualidade, deficiência ou pela impossibilidade de aproveitamento dos animais. Os interessados poderão fazer a vistoria in loco e não serão aceitas reclamações posteriores. Durante o leilão, as propostas deverão ser feitas uma para cada lote e os valores deverão ser iguais ou superiores ao valor mínimo de arrematação.
Espécies de alta qualidade
O diretor do Campus Porto Grande, José Leonilson da Silva Junior, destaca que o primeiro leilão de animais é necessário devido ao crescimento exponencial das crias na fazenda experimental, ao passo que o consumo de alimentos, insumos e rações aumenta de maneira desproporcional ao recurso disponível. “O número excessivo de animais foge à ideia inicial proposta de desenvolvimento de pesquisa na comunidade e entre as criações do Estado do Amapá nesse segmento”, afirmou.
O diretor de Práticas Agrícolas e Zootécnicas, Felipe Brener, explica que o crescimento do rebanho foi fruto da dedicação da equipe de servidores técnicos, que cuidam da fazenda experimental e, especialmente dos animais. “Mesmo durante os períodos mais críticos de pandemia, eles deram toda atenção ao manejo nutricional, sanitário e acompanhamento reprodutivo. Diversas atividades foram implantadas, como o plantio da cultura de milho para produção de grão que foram usados nas formulações de rações, bem como o plantio de sorgo para produção de silagem, que é uma estratégia de conservação de alimentos para uso em momentos de escassez. Atualmente essas expertises são usadas para dar apoio às aulas práticas e às atividades de estágio”.
O leilão terá ainda como benefício o retorno econômico-financeiro para a União, já que os valores obtidos com a alienação serão pagos mediante GRU, ou seja, o investimento na instituição que se dá através do Orçamento da União será devolvido ao Tesouro Nacional. Além disso, o campus poderá investir ainda mais na diversificação da pesquisa em espécies produtivas de alta qualidade.
Lotes
Vocação agrícola
Campus Agrícola Porto Grande é uma unidade do Ifap com vocação essencialmente agrícola, ofertando cursos técnicos de nível médio e superiores. Atualmente, tem os cursos técnicos em Agroecologia, Administração, Agropecuária e Agronegócio, além dos superiores Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Medicina Veterinária e Licenciatura em Pedagogia.
Os estudantes, professores e técnicos contam com um laboratório a céu aberto denominado fazenda experimental, cuja finalidade é desenvolver projetos voltados para o ensino, a pesquisa e a extensão. A fazenda é também um ambiente destinado a aulas práticas do conteúdo ministrado em todas as matérias dos cursos do campus no eixo agro.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *