Cantora amapaense homenageia sambista Cartola com show ‘O mundo é um moinho’

Por Rita Torrinha

A cantora amapaense Carol Carvalho prepara para o dia 9 de dezembro uma homenagem a um dos grandes nomes do samba brasileiro, o mestre Cartola. “O Mundo é Um Moinho”, uma das composições mais famosas do cantor, dá nome ao show, que será realizado num bar no Centro de Macapá.

O repertório musical contará com sucessos como “O sol nascerá”, “As rosas não falam”; “Preciso me encontrar” e “Cordas de aço”, dentre outras. Carol se define como essencialmente sambista.

“É o ritmo que está no meu DNA. É impossível pensar em samba sem Cartola. Suas músicas embalaram todos os momentos da minha vida. Para mim, pensar em samba é pensar nele”, comenta a cantora.

Para o show, Carol convidou duas vozes para dividirem o palco com ela, Jussara Lima e Kiara Rosa, de 8 e 7 anos respectivamente. As duas crianças são filhas de sambistas da escola Piratas Estilizados, da qual Carol já foi intérprete.

“Quis dar à coletânea do Cartola voz da nossa nova geração, que mesmo não sendo da época delas, conhecem, mesmo nos dias de hoje, a obra deixada por seu legado. Jussara e Kiara nasceram em casa de sambistas, por isso as convidei. A participação delas será linda”, conta.

Carol Carvalho

Tem por formação acadêmica em fonoaudiologia, mas a música é outra grande paixão, alimentada dentro de casa através do incentivo do pai, o também cantor Dom Eladio. Iniciou cantando em igrejas em Belém e tem quatro CDs católicos gravados. Em Macapá, atuou como intérprete das escolas de samba Piratas Estilizados, Piratas da Batucada e Maracatu da Favela. Sua última apresentação foi o especial “Buarque-se, Gilberte-se e Caetane-se”, em 2015.

Cartola

Batizado Angenor de Oliveira, Cartola nasceu em 1908. Foi para a escola de samba Mangueira aos 11 anos, desde então passou a participar das festas de rua tocando cavaquinho. Ao longo da vida, além de músico, trabalhou em tipografias, foi pedreiro, vigias e lavador de carros. Já consagrado, abriu com a mulher, Dona Zica, o restaurante Zicartola, que se tornou uma referência na história do samba.

O apelido Cartola veio do chapéu de coco que ele usava na época em que era pedreiro, para evitar que o cimento caísse sobre sua cabeça. Cartola morreu de câncer, em 1980. Um dos fundadores da Verde e Rosa, é considerado por diversos críticos como o maior sambista da história brasileira.

Serviço:

Show ‘O Mundo é Um Moinho – Especial Carvalho canta Cartola
Data: 9 de dezembro
Hora: 22h
Local: Vitruviano Gastrobar (Avenida Machado de Assis, nº 333, bairro Central)
Ingressos individuais: R$ 30
Informações: (96) 99144-0192 e 98140-4980

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *