Capacitação: MP-AP recebe proposta da EAP para integração de qualificações institucionais

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (PGJ/MP-AP), Ivana Cei, acompanhada da diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MP-AP), procuradora de Justiça Socorro Milhomem Moro, recebeu nesta quarta-feira (18), no Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, o diretor-presidente e a gerente de Articulação da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), Jorielson Nascimento e Estrela Andrade, respectivamente. A visita, que contou ainda com a presença do chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça João Furlan, teve por objetivo apresentar proposta do titular da EAP para integração de todas as Escolas e Centros de Estudos das instituições públicas do Estado, para treinamento e qualificação profissional dos agentes públicos para uma melhor prestação de serviço à sociedade.

Jorielson explicou que pretende reunir as unidades especializadas de cada órgão, como o CEAF/MP-AP, Escola da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) e Escola Judicial do Tribunal de Justiça (EJAP), para que haja uma interação e assim possa ocorrer o aperfeiçoamento dos cursos e qualificações para todas as áreas, o que resultaria no aprimoramento técnico institucional de forma ampla e uniforme, para melhor atender a sociedade. Tanto a PGJ do MP-AP, quanto a diretora do CEAF, aprovaram a iniciativa de garantir apoio nesta unificação interinstitucional.

“Com essa retomada gradual das atividades presenciais e encerramento do isolamento social, precisamos dar uma resposta nos serviços públicos e a ideia é fortalecer as escolas públicas de governo. São cerca de 13 órgãos, entre escolas, centros e coordenações de formação e qualificação e treinamento público. A ideia é reuni-las para que possamos compartilhar estrutura e metodologias. Por isso viemos pedir o apoio do MP-AP, para que consigamos, fazer isso de forma mais otimizada e ter um alcance melhor”, salientou o titular da EAP.

Na ocasião, a PGJ elogiou a iniciativa da EAP e destacou que sabe da importância do trabalho em conjunto na qualificação de técnicos no Poder Público. Ivana Cei garantiu o apoio e afirmou que o MP-AP, por meio do CEAF está pronto para formalizar essa parceria.

“Vivemos um momento em que as instituições buscam atender ainda com mais eficácia as demandas e anseios da sociedade. Com essa parceria, poderemos unir forças no âmbito econômico e financeiro para o sucesso dessa ação conjunta em favor da qualificação do quadro técnico institucional. Isso certamente resultará em benefício na melhoria do atendimento à população. O MP-AP se coloca à disposição para apoiar a proposta da EAP”, frisou Ivana Cei.

O diretor-presidente da EAP ficou de levar a proposta aos poderes Legislativo e Judiciário, a fim de avançar nessa integração. Uma reunião será agenda no MP-AP, no próximo mês, para ampliar a discussão com todos os representantes das instituições, prováveis parceiras.

Sobre a EAP

A Escola de Administração Pública do Amapá é uma autarquia do Governo do Estado do Amapá criada em 2005. A EAP possui, entre suas atribuições, consolidar através de programas, projetos e ações voltados para a formação, desenvolvimento e valorização dos servidores, no sentido de tornar a gestão pública mais ágil, transparente e condizente nas suas ações às necessidades dos cidadãos usuários dos serviços públicos.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *