Centro de Apoio Operacional da Cidadania do MP-AP inaugura Núcleo de Práticas Restaurativas em Pedra Branca do Amapari

O Centro de Apoio Operacional da Cidadania do MPAP – CAO-CID, através do Programa MP Comunitário, capacitou 75 Professores e Técnicos Educacionais de quatro escolas de Pedra Branca do Amapari na metodologia de “Práticas Restaurativas”. Durante a capacitação, foi instalado um Núcleo de Mediação na Escola Estadual Maria Helena Cordeiro, para tratamento de conflitos ocorridos na comunidade escolar.

A capacitação e a instalação do Núcleo de Práticas Restaurativas atenderam ao pedido do promotor de Justiça Rodrigo Celestino Pinheiro Menezes, objetivando reduzir os incidentes de bulliyng e outras formas de agressões nas escolas do município.

O Coordenador do CAO.CID, promotor Paulo Celso Ramos, palestrou para os professores, enfatizando a necessidade de se difundir a noção dos DireitosIMG 20170803 WA0026 Constitucionais entre os alunos, reforçando-se os princípios da dignidade humana e os valores como respeito, tolerância às diferenças e a solidariedade. “Também incumbe aos mestres a promoção da educação social e emocional dos alunos. Ensinar a ser e a conviver são os maiores desafios deste século”.

Para a Diretora da Escola Estadual Maria Helena, Bela Apóstolo, a melhor ajuda que o Ministério Público pode dar à comunidade escolar, além de equipamentos e mobílias, são essas capacitações e palestras, fontes de motivação e orientação para os profissionais que lidam diariamente com problemas de relacionamento. “Solicitamos a ajuda do MP e ela veio em boa hora. Por isso estamos agradecidos”, resumiu a Diretora.

A capacitação aplicada a professores e pedagogos em Práticas de Justiça Restaurativa visa à preparação do corpo docente no tratamento de conflitos, pacificando as relações e melhorando a aprendizagem. O curso foi ministrado pelos Servidores José Villas Boas, Ana Maria Góes Barata e Adilson Pereira Marques, no período de 01 a 04 de agosto de 2017.

SERVIÇO:

Ascom/MP-AP
Contato: (96) 3198-1616
Email:[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *