Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência comemora 15 anos de atuação em Macapá

O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsi), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), comemora nesta segunda-feira (14) 15 anos de atuação na capital. O espaço faz parte da rede de atenção à saúde mental de Macapá e atende crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e ou com dependência de álcool ou outras drogas.

“Nós desenvolvemos um trabalho de acolhimento com atendimento individual e em grupo, atendimento familiar, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, além de atividades socioeducativas, de esporte e lazer”, destaca o coordenador do Capsi, Washington Brandão.

O centro atende pacientes de 3 a 18 anos que sofrem de transtornos mentais severos e persistentes, tais como: psicoses, neuroses graves e usuários de álcool e outras drogas. Assiste também crianças e adolescentes envolvidas na auto agressão e tentativa de suicídio, e realiza diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A comemoração de aniversário contou com a presença da secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, secretário de Habitação e Ordenamento Urbano, Rafael Martins, vereador Bruno Santos (PSDB) e da coordenadora municipal de Saúde Mental, Joelma Ribeiro, e a coordenadora de Atenção Básica do município, Ediane Andrade. Além de servidores que atuam no local.

O enfermeiro João Antônio Pedrosa trabalha há 15 anos no centro e, emocionado, falou de sua história. “Quando vim trabalhar aqui foi um desafio, mas todos os dias aprendi muito. Tive erros e acertos. Tenho orgulho de trabalhar com a saúde mental e ajudar a população que procura diariamente um consolo, abrigo, palavra, remédio e, acima de tudo, amor. Viva o Capsi!”, afirma.

“Uma manhã para celebrarmos juntos e ressaltarmos a importância dessa instituição para a saúde mental das crianças e adolescentes de Macapá”, finaliza o coordenador do centro.

Como ter acesso ao serviço

Quem deseja ter atendimento pode procurar o Capsi que está localizado na Rua Redenção, bairro Pedrinhas. O centro funciona no Complexo Macapá Criança.

Além disso, os pacientes podem ser encaminhados por órgãos que atendam crianças e adolescentes, tais como:

Unidade básica de saúde, Hospital da Mulher Mãe Luzia, serviço de emergência infantil, Fundação da Criança e do Adolescente (FCria), Juizado da Infância, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância, Hospital da criança Alberto Lima, Escolas, Centros Comunitários, Igrejas e ONGs.
O centro conta com uma equipe técnica composta por assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, neuropsicólogo, psicólogos, psiquiatra e terapia ocupacional.

Laiza Mangas
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *