Cidades do Amapá enfrentam 5º apagão em menos de um ano – Égua-moleque-tu-é-doido!!

Vista aérea de Macapá — Foto: Rede Amazônica

Pouco antes das 16h desta quarta-feira (16), cidades do Amapá voltaram a registrar um apagão total, com a suspensão do fornecimento de energia elétrica. Ainda não há informações exatas sobre quantos municípios foram atingidos.

Procurado pelo G1, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que apura o que aconteceu.

Até a última atualização desta reportagem, a eletricidade havia sido restabelecida em alguns bairros de Macapá após cerca de 30 minutos. Mas ainda há municípios, como Mazagão, na região metropolitana, que ainda estão sem energia.

Esse é o 5º apagão total registrado no estado desde novembro de 2020, quando o estado ficou 4 dias totalmente “no escuro” e quase 20 dias com o fornecimento precário do produto.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) declarou que a falta de energia desta quarta-feira “foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari”, no Sul do estado.

Além disso, a distribuidora de energia informou que “já acionou o Operador Nacional do Sistema e está aguardando recuperação deste trecho para recompor os sistemas de distribuição”.

São residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos sem eletricidade. Apenas locais com geradores de energia, como hospitais, empresas e postos de saúde seguem com o fornecimento à base de combustível.

A Globo solicitou e aguarda esclarecimentos do Ministério de Energia Elétrica (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Quinto apagão

O blecaute desta quarta-feira é o quinto registrado no Amapá em 7 meses. O primeiro deles, em 3 de novembro, deixou 13 das 16 cidades amapaenses sem energia durante 4 dias e com fornecimento parcial durante 22 dias.

A falta de energia aconteceu, na época, após a principal subestação do estado (Subestação Macapá) sofrer um incêndio. O problema evidenciou falhas no fornecimento de energia no estado, que gerou uma crise energética.

Em 17 de novembro, enquanto as cidades estavam no sistema de rodízio, o ONS confirmou que houve novo desligamento no Amapá que pode ter ocorrido no momento da “energização” de uma linha de transmissão. A escuridão total durou cerca de 5 horas.

Cerca de dois meses depois, em 13 de janeiro, o Amapá enfrentou um novo blecaute total, que também durou cerca de 5 horas. Em 8 de abril, houve um novo registro, em que 15 cidades foram afetadas.

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *