Com parceria do Governo do Amapá e Sebrae/AP, Luau da Samaúma volta a reunir música, artesanato e gastronomia em Macapá

Evento que reúne música boa, artesanato e gastronomia, o Luau da Samaúma voltou a ser realizado em Macapá, na noite da sexta-feira, 27, em mais uma edição de sucesso. A retomada só foi possível por meio de uma parceria entre o Governo do Amapá, o Ministério Público do Amapá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

Uma das principais atrações foi o show da formação original do Movimento Costa Norte, composto pelos músicos Amadeu Cavalcante, Zé Miguel, Osmar Júnior e Val Milhomem. Completaram o line-up o mestre Nonato Leal, a Associação Literária do estado do Amapá (Alieap), Movimento Poesia da Boca da Noite e As Juremas, a banda musical do Corpo de Bombeiros Militar e o grupo de batuque Raízes do Bolão.

A programação foi suspensa em função da pandemia de Covid-19 e voltou a ser realizada após 3 anos, quando o Governo do Amapá passou a integrar o time da parceria, firmando a cooperação entre as entidades.

O Luau fez parte nesta sexta-feira da Folia Literária Internacional do Amapá, que integra as celebrações do aniversário de 80 anos do Amapá, comemorado com intervenções artísticas, culturais e diversas totalmente gratuitas para a população.

“Tivemos a felicidade e a honra de termos sido chamados pelo Ministério Público para, mais uma vez, fazer essa parceria e trazer o Luau da Samaúma de volta. Esse é luau do retorno e que agrega a nossa Folia Literária, reunindo a música, a poesia, o empreendedorismo, a lua e a samaumeira. Essa é a ocupação dos espaços urbanos que trazem geração de emprego, renda, aguçando a nossa sensibilidade, fazendo a gente amar ainda mais o nosso lugar”, celebrou o governador Clécio Luís.

Esta já é a quarta temporada do evento. A próxima edição será no dia 1º de dezembro, em homenagem aos 80 anos da samaumeira que é o símbolo do evento e que é imponente na praça em frente à Procuradoria-Geral do MP-AP.

Oportunidade de alcançar novos públicos e movimentar economicamente os negócios, o luau também contou com uma praça de alimentação e artesanato que demonstrou a variedade de empreendimentos amapaenses.

“Aqui os nossos empreendedores estão gerando renda estimulando a economia criativa. A gente, como amapaense, merece eventos lindos como este”, completou a diretora-superintendente do Sebrae Amapá, Alcilene Cavalcante.

Iniciado em 2017 como parte do projeto de ocupação de espaços públicos da Prefeitura da capital, ‘Macapá eu cuido de você’, o Luau na Samaúma passou a integrar o calendário cultural do estado com destaque para apresentações culturais, oficinas e empreendedorismo.

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Max Renê/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *