Combate à criminalidade: MP-AP e Exército alinham atuação conjunta no Estado

Fortalecer a atuação do Ministério Público do Amapá (MP-AP) no combate à criminalidade por meio de parceria com o Exército Brasileiro foi o objetivo do encontro realizado na manhã desta terça-feira (1), no Comando de Fronteira Amapá e 34° Batalhão de Infantaria de Selva (CFAP/34°BIS). A procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e os promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/AP), Andréa Guedes, Socorro Pelaes e Rodrigo Viana Assis, foram recebidos pelo tenente-coronel Fábio Linhares e pelo major Belmiro Souza Neto, respectivamente, comandante e subcomandante do destacamento.

A ideia é que a parceria faça uso do serviço de inteligência das duas instituições para combater a criminalidade e desarticular facções criminosas existentes no Estado. As ações ilícitas em Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, e Laranjal do Jari, na divisa com o Estado do Pará, foram pontuadas pelos promotores Rodrigo Viana e Socorro Pelaes, com base nas experiências adquiridas no desempenho de suas funções nas citadas comarcas.

Andréa Guedes, coordenadora do Gaeco, informou que seu trabalho na área criminal e de inteligência do MP-AP sempre foi baseado em parcerias com as forças de segurança. “A integração é muito importante para fortalecer nossa atuação. Esses encontros são imprescindíveis para estabelecermos uma relação de confiança”, destacou.

O comandante do CFAP/34°BIS elogiou a iniciativa e falou da sua satisfação em poder conhecer melhor o Ministério Público do Amapá e se colocou à disposição para realizar operações conjuntas, defendendo uma atuação de forma cinérgica.

A PGJ também falou da importância da integração de forças para combater o crime organizado e ressaltou que a vinda do tenente-coronel Linhares para o Comando de Fronteira no Amapá, seu contemporâneo na Escola Superior de Guerra (ESG) e especialista em inteligência, vai facilitar esse diálogo. “Com sua vinda tenho certeza que faremos um trabalho conjunto pela defesa do Amapá”, manifestou Ivana Cei.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: [email protected]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *