Comissão de Planejamento Estratégico do MP-AP apresenta resultado da consulta à sociedade ao Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP

Em reunião do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amapá (CPJ/MP-AP), realizada nesta quinta-feira (3), na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) – Promotor Haroldo, a Comissão de Planejamento Estratégico do MP-AP apresentou, nesta quinta-feira (3), ao Colegiado, o diagnóstico dos dados coletados da consulta à sociedade para subsidiar estratégias da instituição para os próximos 7 anos.

A sessão foi conduzida pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, presidente do Colegiado, e contou com as presenças do corregedor-geral da instituição, procurador de Justiça Jair Quintas, e dos procuradores de Justiça: Clara Banha; Socorro Milhomem Moro; Márcio Alves (virtual); Judith Teles; Nicolau Crispino; Joel Chagas (virtual); Estela Sá; e Maricélia Campelo, secretária do CPJ/MP-AP.

A apresentação foi feita pelo o coordenador da CPE/MPAP e secretário-geral, Alexandre Flávio Medeiros Monteiro, com auxílio dos servidores do Departamento de Planejamento (Deplan), Éder Ney Gouvêa Quintas e Mardem Luiz Castro de Amorim Filho. Eles discorreram sobre as etapas executadas em cumprimento à efetivação do projeto de adesão do MP-AP ao Planejamento Estratégico Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (PEN/CNMP), e fizeram a apresentação da metodologia utilizada no levantamento.

Sobre a Consulta Pública

A fim de subsidiar a estratégia do MP-AP para os próximos 7 anos, foi disponibilizado um questionário eletrônico no período de 2 de maio a 5 de junho, com temas prioritários na atuação do Ministério Público para o período de 2023 a 2029.

A sociedade amapaense foi convidada a avaliar cada área de atuação da entidade, com uma nota de 1 a 5, sendo 1 para menos importante e 5 para mais importante. O formulário trouxe, ainda, questões abertas para os participantes realizarem sugestões.

Responderam ao questionário eletrônico 114 entre pessoas físicas e instituições públicas. Foi constatado que pessoas de outros Estados também responderam.

Priorização das áreas finalística e estruturante

Os temas prioritários para atuação do Ministério Público do Amapá, conforme Consulta Pública, são: 1) Infância e Juventude; 2) Educação; 3) Corrupção; 4) Saúde; 5) Criminal; 6) Meio Ambiente/Habitação e Urbanismo e Patrimônio Cultural; 7) Direitos Humanos; 8) Segurança Pública; 9) Consumidor; 10) Execução Penal; 11) Tecnologia da Informação; 12) Gestão de Pessoas; 13) Gestão Administrativa; 14) Gestão Estratégica; 15) Gestão Orçamentária; 16) Controle Interno; 17) Comunicação Social.

A PGJ do MP-AP e todo o Colegiado aprovaram o diagnóstico do Planejamento estratégico. Os membros do MP-AP foram unânimes nos elogios ao trabalho da Comissão, liderada pelo secretário-geral e servidores.

O coordenador da CPE do MP-AP finalizou conclamando aos membros e servidores que compareçam à Oficina de Adesão de MP-AP ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público Brasileiro, a ser realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, evento onde serão construídos os programas, projetos e ações do Ministério Público do Amapá.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Luiz Felype Santos e Elton Tavares
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *