Companhia Teatro Riso apresenta espetáculo “Espelhos” nesta sexta, 11 no Sesc Centro

A Companhia Teatro Riso apresenta nesta sexta-feira, 11, o espetáculo Espelhos, no Restaurante do Sesc Centro, as 19h. A história é centrada nas interpretações das atrizes Rechene Amim, Roberta Picanço, Tina Araújo e Solange Simit, que usa de fragmentos das trajetórias de suas vidas e trazem para a cena histórias vividas de seus mundos.

Segundo o diretor Genário Dunas, “Espelhos” é um espetáculo que reflete vidas e almas. “É um desafio tênue onde os conflitos vividos pelas atrizes/personagens, aportam em um lugar presente/físico, o palco, para ressoar ao mundo a história de mulheres que deixaram seus legados em prol de uma sociedade mais justa”, relata Genário.

DA DRAMATURGIA

A dramaturgia do espetáculo “Espelhos” surge de um desejo coletivo das atrizes, amigas de estradas e histórias, de montar um trabalho que falasse de algo potente, que pudesse estar a serviço da sociedade. A partir daí passou-se a pesquisar a vida e legado de mulheres que contribuíram com suas conquistas na terra. Foram meses de encontros discutindo e compreendendo suas histórias. Muitos desdobramentos foram postos a mesa, fruto dessa pesquisa: O apartheid, jornada de trabalho das mulheres, o capitalismo, a mulher no poder, o feminicídio, a lei Maria da Penha, entre outros.

“Após todo o estudo, já tendo em mãos material luxuoso das histórias das mulheres no mundo, foi posto em análise as histórias das mulheres atrizes. Feito isso veio à ideia do cruzamento das histórias e legados, das mulheres do mundo e das mulheres atrizes do mundo de cá”, ressalta o diretor Genário Dunas.

No processo vieram os desconfortos das narrativas e situações reveladas, de amigas/mulheres/atrizes de longas datas. O processo fortaleceu suas resiliências, elevou a autoestima coletiva e lhes deram um grau de imponência em suas histórias. Diante de tudo construído o desafio foi desenhado: contar suas histórias para o mundo, agora como personagens de si próprias.

FICHA TECNICA

ELENCO: Rechene Amim, Roberta Picanço, Tina Araújo e Solange Simit.

Música de acolhimento “TODA MULHER” – Composição de Genário Dunas = Voz de Ariadne de Lima = arranjos de Junior matos

Execução de sonoplastia: Airton Silva

Figurinos e adereços: O Grupo

Fotografia: Luke Araújo

Design: Lucas Costa

Conscientização Corporal e Coreografia: Rafael Nunes

Captação de voz e estúdio: Aron Miranda

Musica Final: EU SOU DO NORTE – composição de Fineias Nelluty – interpretação de Brenda Melo.

Dramaturgia Coletiva: o grupo

Codireção: Paulo Alfaia

Estudo dramatúrgico e Direção Geral – Genário Dunas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *