Comunicação em tempo real: Balcão Virtual humaniza atendimentos na 2ª Vara de Família da Comarca de Macapá

A equipe da 2ª Vara de Família de Macapá, que tem como titular a juíza Elayne Cantuária, tem apreciado o novo recurso do Balcão Virtual – sala de videoconferência que fica aberta por todo o expediente forense para atendimento ao público. Segundo a titular da unidade, o atendimento no Balcão Virtual representa o uso da tecnologia no aprimoramento do serviço da justiça. “O TJAP está muito empenhado em oferecer para a população um serviço de excelência, de forma que os Fóruns fechados fisicamente estão abertos remota e virtualmente”, observa a juíza Elayne Cantuária, acrescentando que “isso demonstra que juízes e servidores estão se adaptando a este momento, com muita dedicação e responsabilidade”.

De acordo com o chefe de gabinete Márcio Higgo Colares, normalmente o Balcão Virtual da unidade tem ele próprio ou a servidora Laidia Holanda no atendimento. “Este canal tem sido usado mais por advogados, mas gostamos tanto que mesmo em contatos por outras vias – como e-mail, telefone ou WhatsApp – oferecemos o Balcão Virtual como alternativa mais humanizada”, garantiu.

“O Balcão Virtual permite uma interatividade maior, que nos aproxima mais das partes e operadores do direito”, defendeu, assegurando que “é uma ferramenta que praticamente não trava e se assemelha muito ao Zoom – aplicativo com o qual também estamos acostumados”.

Para ilustrar a versatilidade do Balcão Virtual, Márcio Higgo comentou uma reunião feita entre servidores da unidade poucos minutos antes da entrevista. “Cinco pessoas estavam interagindo com celular (smartphone) e demonstrando que não precisa notebook para acessar”, relatou.

Ressaltando que o link disponibilizado pelo Tribunal permite uma acessibilidade com apenas três cliques, Márcio defende que “o Balcão Virtual, que usa o GoogleMeet, é um instrumento muito eficaz, seja para resolver demanda, para realizar reuniões com advogados e partes, ou como feito há pouco, entre servidores – inclusive a magistrada pode acessar para ajudar, se for necessário”.

O chefe de gabinete da 2ª Vara de Família conclama os jurisdicionados a explorar a ferramenta até para recuperar um pouco o calor humano do atendimento. “Aqui você vê a pessoa, a expressão de preocupação, o sentimento expressado. Com certeza é um atendimento mais ‘próximo’ do que uma ferramenta que apenas escreve mensagens”, concluiu.

Para contatar a 2ª Vara de Família da Comarca de Macapá, jurisdicionados e operadores do Direito podem utilizar os seguintes canais: Telefone Fixo – (96) 3312-3300 (ramal 3838); Smartphone/Celular (WhatsAPP/audiências)- (96) 9 8415-3892; E-Mail [email protected]; Balcão Virtual de Atendimento (Google Meet) – http://meet.google.com/rog-zdrv-wgh; ou Agendamento de Atendimento (Site do Tjap): https://sig.tjap.jus.br/atendimento_agenda_form_retomada/.

O horário de funcionamento da unidade é das 7h30 às 14h30 (de segunda a sexta-feira – exceto feriados).

Serviço:

Texto: Aloísio Menescal
Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amapá
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *