Conselho Universitário da Unifap concede título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Sacaca, o Dotô da Floresta

Sacaca – Foto: Divulgação

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap) aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa, post mortem (após a morte), a Raimundo Souza, o Sacaca.

Doutor Honoris Causa é um título concedido por universidades a pessoas que tenham graduação ou não por se destacarem em alguma área de conhecimento. Em Novembro de 2018, ele foi condecorado pela Divine Academie Française des Arts Lettre et Culture por seus serviços prestados à comunidade científica nacional e internacional.

Estátua de Sacaca no Museu homônimo a ele – Foto: Divulgação

Com seu conhecimento profundo e extenso sobre as plantas medicinais amazônicas e aplicação magistral da fitoterapia nativa, Mestre Sacaca recebe o devido reconhecimento, e seu legado se faz presente em toda comunidade científica e coração amapaense . A cerimônia de outorga que oficializará o título ainda não tem data marcada, mas o processo já está em fase de conclusão.

Doutor da medicina tradicional da Amazônia

Nascido em 21 de agosto de 1926, em Macapá, o futuro Doutor Honoris Causa Mestre Sacaca, homenageado com Lúcio Flávio Pinto, ficou internacionalmente conhecido por usar conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais para tratar males e curar doenças. Em novembro de 2018, foi condecorado pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture com o título Póstumo e Honorífico, uma das mais altas insígnias da instituição pelos relevantes serviços prestados à Humanidade

Mestre Sacaca — Foto do Blog Porta Retrato do Amapá

Mestre Sacaca também era envolvido com o cenário cultural do Amapá. Ele foi o primeiro rei Momo de Macapá. Além disso, inspirou várias pessoas no estado como cantores e escritores. Para a nossa felicidade, em 2017, o Boi Garantido de Parintins fez uma homenagem a ele como o ‘Caboco Sacaca’, e venceu o Festival de Parintins naquele ano.

A notoriedade do curador também motivou a criação do Museu Mestre Sacaca, na capital do estado amapaense, que abriga mostras sobre o modo de vida de comunidades tradicionais da Amazônia no Amapá e pesquisas sobre a produção de medicamentos fitoterápicos. O conhecimento do Mestre Sacaca veio da convivência com ribeirinhos, de pessoas que vivem na floresta e que vivem do que a floresta dá, como os peixes, os saberes tradicionais e o modo de vida tradicional. São pessoas que usam os rios como um organismo vivo. A mata ao redor do rio é a fonte de soluções.

Estátua do Mestre Sacaca em Macapá (Foto: Governo do Amapá)

Mestre Sacaca popularizou os conhecimentos sobre a medicina da floresta amazônica na década de 1990 como radialista da Rádio Difusora de Macapá no programa “A Hora do Campo”. Ele também publicou três livros sobre o assunto. Ele foi casado com a primeira miss Amapá, Madalena Souza, com quem teve 14 filhos, e morreu em 1999.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a personalidades que tenham se distinguido pelo saber e pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Fontes: Repiquete no Meio do Mundo

& Amazônia Real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *