Convênio entre prefeitura e Sesc amplia oferta de mamografias a pacientes da rede municipal de saúde

Um convênio assinado em junho deste ano com o Sesc tem possibilitado que a Prefeitura de Macapá encaminhe pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para fazer exame de mamografia. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encaminha mulheres com idade entre 50 e 69 anos para a realização de rastreamento do câncer de mama, para que o Sesc possa agendar e fazer os exames por meio do Hospital de Câncer de Barretos. Por dia, são ofertados 20 exames.

Desde que iniciou o convênio, mais de duzentas mulheres já fizeram o exame e receberam o resultado. “Em quase dois meses, conseguimos entregar 256 resultados. Um número bastante expressivo se levarmos em consideração que o Estado fez somente 149 exames durante todo o ano. Aproveitamos para chamar essa mulher a realizar a consulta de rotina em uma de nossas UBS’s, para que, se houver necessidade, o médico possa fazer a solicitação do exame”, comenta a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Poliana Valadão.

Em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), somente 3,71% das mulheres em idade de fazer o procedimento o realizaram. O exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, que, segundo o MS, é o mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano. A Secretaria de Saúde também disponibiliza ao Sesc a análise do exame citopatológico do colo do útero, o PCCU, um profissional técnico em enfermagem, além de recepcionista.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Foto: Arquivo PMM – Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *