Corda do Círio 2017 virá atrelada à Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré

Um dos maiores símbolos do Círio de Nazaré, a corda, chegou em Macapá na última semana. São 200 metros de material confeccionado em sisal doados pela empresa Norte Log há quatro anos à coordenação do Círio. De significado forte, dentro da tradição em uma das maiores festas religiosas do norte do país, o objeto de fé traz novidades para reforçar a sua simbologia.

Até o ano de 2013 a corda era confeccionada em nylon e envolvia apenas os arredores do andor da santa. “Antes nós não tínhamos nem berlinda, era somente o andor, então tínhamos uma corda pequena de nylon que circundava a santa. Somente há quatro anos foi que recebemos a o doação e então implantamos ela esticada a frente a berlinda”, disse o coordenador da equipe da Guarda, Jorge Figueiredo.

Esse ano uma das grandes novidades é que a corda virá atrelada a berlinda e será puxada por uma estrutura de ferro que será carregada por fiéis promesseiros. “Nós montamos um grupo de amigos que carregamos a corda todos os anos e esse ano montamos uma estrutura de ferro para que a corda seja puxada e alem disso ser atrelada a berlinda”, explicou o promesseiro Paulo Moreira.

O bispo de Macapá Dom Pedro José Conti ressalta que a corda apesar de teoricamente servir para puxar a berlinda representa a unidade e o sacríficio. “Este é um simbolo no qual os fiéis se atrelam e dão suas forças, fadiga e suor. Porém, é importante que eles ao puxar a berlinda, peçam à Nossa Senhora a força, o exemplo, amor e disponibilidade de servir igual Maria”, disse o bispo.

Para o representante da empresa Norte Log, Jaime Silva doar a corda para o Círio é um compromisso de fé. “Temos satisfação em participar desse movimento de fé no qual nos comprometemos e dá sentido de vida. Para nós é um orgulho entregar a corda que tem grande tradição na festa do Círio”, expressou Jaime Silva.

A coordenação alerta para o cuidado no final da procissão para distribuição dos fragmentos da corda. “Nós contaremos com o apoio da associação de pescadores que são autorizados a levar o material para cortar a corda, por isso pedimos aos fíes que não levem nenhum tipo de material cortante. A policia militar também estará nos dando apoio quanto a essa fiscalização”, esclareceu Jorge Figueiredo.

Círio de Nazaré

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2017 está em sua 83ª edição e traz como tema: “Nazaré, Fátima, Aparecida: sempre Maria!” e o Lema: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram” (Lc 11,27). O tema quer lembrar junto com a celebração de Nossa Senhora de Nazaré, também duas recorrências marianas deste ano: os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima (Portugal). Maria, apesar dos vários e diferentes títulos que recebe, é sempre a mesma Mãe de Jesus Cristo. No lema destaca-se e exalta-se a maternidade de Maria.

Círio de Nazaré – Diocese de Macapá
Márcia Fonseca / Asscom Círio 2017
Contato: (96) 98139-7609 / 99118-7183

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *