Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos com crianças

Seja dentro de casa ou durante uma programação em família, quem cuida de crianças pequenas precisa redobrar a atenção contra acidentes. O Corpo de Bombeiros do Amapá orienta que situações corriqueiras, como engasgos, ou ainda, perigos que locais como a cozinha oferecem para os pequenos, são simples de serem prevenidos com as orientações corretas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que queimaduras, quedas, sufocamentos, afogamentos e intoxicações, comuns de ocorrerem acidentalmente dentro de casa, são as principais causas de morte infantil no Brasil. O levantamento destaca que o maior número de mortes infantis por acidentes domésticos ocorreram na faixa etária de 0 a 4 anos.

A tenente-coronel dos Bombeiros, Ana Lobato, destaca que os engasgos com alimentos ou pequenos objetos são os incidentes mais comuns, especialmente com crianças menores de dois anos, e durante situações assim, o principal é manter a calma.

“Sabemos que o nervosismo é inevitável, mas procure manter a calma e ligue imediatamente para o 193, solicitando ajuda. Quem atender a ligação já vai orientar sobre os primeiros socorros até a chegada da equipe especializada”, disse a militar.

Bebê engasgou, o que fazer?

Caso a criança tenha engolido um corpo estranho e reaja com espanto ou desespero, o primeiro passo é avaliar se está respirando. Em bebês até 2 anos de idade, a técnica de desobstrução utilizada para é a tapotagem.

“Devemos colocar o bebê de bruços, deitado em cima do antebraço e com a cabeça virada para baixo, deixando ele com as costas retas e, segurando com firmeza dar cinco tapas [com as mãos em formato de concha] no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia”, explica a tenente-coronel dos Bombeiros.

Ana Lobato acrescenta que, se o engasgo persistir, o bebê deve ser virado de barriga para cima, sobre o outro antebraço. Deve ser feita pressão cinco vezes com os dois dedos indicadores no meio do peito da vítima, entre os dois mamilos. Se continuar engasgado, repetir o processo do início até que a criança desengasgue ou a ajuda profissional chegue.

Em crianças maiores

Em crianças maiores de dois anos é feita a manobra de Heimlich. “Deve-se posicionar atrás dela, sendo que ela fica de pé e o adulto ajoelhado. Com a criança de costas, uma das mãos se fecha na altura do estômago e a outra fica aberta, apoiada sobre a mão fechada. A partir daí, devemos pressionar com força moderada a barriga da criança para dentro e para cima ao mesmo tempo, enquanto o socorro está a caminho”, ensinou a militar.

Acidentes domésticos

Outros acidentes podem ser prevenidos com vigilância sobre os pequenos e adoção de medidas simples:

Crianças não devem circular pela cozinha, especialmente quando o fogão estiver sendo utilizado
Vire os cabos de panelas “para dentro”, dificultando que sejam puxados
Mantenha objetos cortantes ou perfurantes, como facas, tesouras e vidros guardados fora do alcance das crianças
Também devem ser guardados em locais de difícil acesso os produtos químicos, de limpeza, remédios e outros materiais tóxicos
Em caso de queimaduras, não utilize receitas caseiras. Busque o atendimento médico mais próximo
O mesmo vale se a criança ingerir algum produto químico. Não provoque vômito e acione socorro imediato

Serviço

Em caso de emergência, os números disponíveis são os seguintes:

193 – Corpo de Bombeiros
192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)

Texto: Marcelle Corrêa
Foto: Arquivo/GEA e Marcelle Corrêa/Sejusp
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *