Creap passará a ofertar atendimento para pacientes com estomia

O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) passará a oferecer atendimento especializado para pacientes com estomia temporária ou definitiva além da dispensação dos equipamentos coletores, conhecidos também como bolsas de estomia. A iniciativa foi aprovada através de votação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na sexta-feira, 9, e nesta semana a unidade já iniciou o cadastro dos pacientes.

A estomia é um procedimento cirúrgico utilizado quando há algum comprometimento do intestino grosso, reto ou canal urinário, através dele é criada uma fístula, por onde pode-se conectar um tubo de inspeção ou manutenção, por onde são eliminados os dejetos do organismo.

O cadastro pode ser feito no Creap, localizado na rua Tiradentes, 1597, no bairro Central, às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h às 20h. O paciente deve ter em mãos um documento de identificação com foto, cartão do SUS e o laudo médico especificando o tipo de procedimento realizado.

Os pacientes ainda serão avaliados para que seja possível determinar a numeração e o tipo de equipamento coletor que melhor se adequa ao paciente.

No Creap os pacientes receberão acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo que orientarão sobre o cuidado, manuseio e troca do equipamento coletor, além de tratamento de possíveis complicações.

A enfermeira estomaterapeuta, Genilza Monte, explicou que as sextas-feiras ainda serão destinadas para rodas de conversas, aconselhamento e orientação dos familiares e cuidadores.

“Criamos todo um fluxo de atendimento para que ao fazer o procedimento e receber a alta hospitalar, o paciente saiba para onde se encaminhar dentro da rede de saúde”, ressaltou a profissional.

O Creap ainda será responsável pela capacitação e orientação das equipes dos municípios que deverão também ofertar o atendimento especializado para pacientes com estomia.

Texto: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues
Ascom Sesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *