Cufa/AP realiza Campanha Solidária “Absorvendo Afetos”

Os interessados em contribuir podem fazer a doação de absorventes e de produtos de higiene e limpeza.

A menstruação é um processo natural do ciclo reprodutivo feminino, começando na puberdade — em média, aos 13 anos — e encerrando por volta dos 50. Apesar de ser algo rotineiro, ocorrendo uma vez por mês é assustador ver a estatística e o quanto muitas de nós sofrem por não ter acesso ao que seria necessário para vivenciar seu ciclo.

A pobreza menstrual é um termo usado para caracterizar a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, de infraestrutura sanitária adequada em casa e na escola e de conhecimentos necessários para esse período do ciclo reprodutivo.

Segundo o relatório da Pobreza menstrual no Brasil: “desigualdades e violações de direitos, publicado recentemente pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), evidencia a urgência em políticas públicas de saúde para zelar pela dignidade humana de meninas e mulheres que sofrem cotidianamente com a escassez de condições adequadas para o período menstrual.

Alguns dados:

Em se tratando dos domicílios, cerca de 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiros, 900 mil não têm acesso a água canalizada e 6,5 milhões não possuem redes de esgoto em casa. Quando o assunto é infraestrutura escolar, 321 mil alunas estudam em estabelecimentos que não possuem banheiros em condições de uso. Mais de 4 milhões de meninas não possuem à sua disposição algum requisito mínimo de higiene (papel, absorvente…).

Observando tais dados a CUFA (Central única das favelas-AP), a Ciranda Materna, CASP (Centro de atividades sociais da periferia), Instituto Açucena e um conjunto de mulheres empáticas a causa, somaram forças para arrecadar doações de materiais de higiene como absorventes descartáveis para doar à outras mulheres em situação de vulnerabilidade social. Culminado com a doação ocorrerá uma roda de conversa para desmistificar o tema, pois precisamos falar mais sobre, afinal é um caso de saúde pública. A ação acontecerá dia 02 de outubro, às 09H, no centro comunitário no Macapaba.

Informações:

CUFA: Alzira Nogueira 99138-7549
Ciranda Materna: Priscila 99166-3898
CASP: Carmem Duarte 98402-2422
Instituto Açucena: Preta 98146-4460

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *