CVV faz campanha para reforçar número 188 para prevenção ao suicídio no Amapá

CVV seleciona voluntários em Macapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)

Por Carlos Alberto Jr

Em m outubro de 2017, o Centro de Valorização da Vida (CVV) no Amapá passou por uma mudança no número de prestação de apoio a pessoas que sofrem depressão e ideação suicida. Com o número 188, as ligações passaram a ser gratuitas para todo o país até 2020.

Agora, o trabalho do CVV no estado é divulgar para a população que o número mudou, e que agora não há nenhum tipo de cobrança para as ligações. Para isso a instituição faz uma campanha por meio de redes sociais.

Para Celiana Waldeck, porta-voz do CVV em Macapá, essa mudança já está salvando vidas e pode salvar ainda mais se as pessoas que precisam souberem das mudanças.

“As ligações para o CVV são para desabafos, ou seja, conversas longas, e com a cobrança da tarifa, essa era uma barreira para muita gente. Então, o nosso trabalho é fazer com que quem precisa dos nossos serviços fique sabendo dessa mudança, que em pouco tempo já vem salvando muita gente e pode salvar mais”, enfatizou Celiana.

Desde que a mudança foi implantada no estado, os atendimentos cresceram bastante. De acordo com os dados do CVV, o número de ligações aumentou em 400% entre setembro e outubro de 2017, quando houve a mudança.

“Apesar do número grande, o estado é um dos que menos tem engajamentos nas ligações depois dessa mudança. E isso vai de contramão aos números de suicídio apresentados no estado”, reforçou.

No Amapá, o CVV conta com 20 voluntários, que agora atuam 24 horas por meio de plantões. Em breve haverá uma nova chamada para voluntários, mas quem quiser se voluntariar, pode fazer o cadastro no site da instituição mesmo fora do período de recrutamento.

Atualmente, o CVV está disponível em 16 estados do país, em uma rede unificada. Com o apoio do Ministério da Saúde, a previsão é que até o fim do primeiro semestre de 2018, todos os estados e o Distrito Federal, passem a participar desse rede.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *