Da garagem ao pódio: projeto esportivo conquista medalhas de ouro no Campeonato Norte e Nordeste de Jiu-Jítsu

Por Luke Araújo- Rádio Difusora

Em 2021, surgiu em Macapá, no bairro Santa Rita, um projeto de Jiu-Jítsu que teve início em uma garagem. O que começou de forma simples não só cresceu, mas também conquistou inúmeras medalhas em competições regionais.

O Jiu-Jítsu na Garagem se destaca pela participação de uma turma composta por mais de 20 mulheres. O professor Matheus Nunes e as atletas faixa branca Thais Helena, Tais Vilhena e Isabelly Vitória, foram as mais recentes campeãs medalhistas do projeto no campeonato AJP Internacional e norte e nordeste em setembro.

Os atletas participaram do Programa RDM Notícias de quinta-feira, 21 de setembro para falar sobre a experiência. O Professor Matheus deu detalhes sobre o início do projeto.

“Na época, quando a gente quis montar o projeto, a gente tinha aquela ideia de fazer o quê? Tem muita academia por aí que faz Jiu-jitsu de um jeito e coloca muita barreira. Qual a coisa mais sem frescura que tem? Uma garagem né? Na garagem o pessoal guarda coisa, é sujo, e a gente falou ‘cara ta aí, esse vai ser o nome do nosso projeto: Jiu Jitsu na Garagem. Todo mundo que chegou tem uma história, tem um estilo de vida diferente, mas o jiu-jitsu uniu todo mundo”, explicou.

A lutadora Isabelly Vitória contou que conquistou a medalha de ouro no campeonato norte e nordeste, e revelou que o esporte foi fundamental para superar limites e enfrentar desafios emocionais que ela nunca imaginou ser capaz de vencer.

“Eu me encontrei! Ele me ajuda a ter mais confiança sobre o que meu corpo é capaz de fazer. Tinha traumas de infância e achava que tinha coisas que eu não conseguia fazer e o Jiu-jitsu me provou o contrário, que eu posso fazer. O Jiu-jítsu é para todas as idades, tamanhos e pesos. Quando a gente tá numa luta, a adrenalina é a mil e a gente tem que saber o que fazer rápido e bem feito e o que ajuda muito fora do tatame”, frisou.

A equipe, que já garantiu 24 medalhas no Campeonato Norte e Nordeste, agora está focada em participar dos campeonatos Mundial e Brasileiro que acontecerão em breve no Brasil. Para isso, Matheus e suas alunas estão em busca de patrocínio para cobrir os custos de viagem e estadia.

“Tanto para o brasileiro, como Mundial, dizemos que a gente vive preparado, então a gente só em busca do que, de um patrocínio para gente conseguir a passagem para as meninas, se possível até a hospedagem, a gente tem onde ficar, mas o valor da inscrição ainda é pouco salgado, mas a gente vai trazer resultado para o estado e para o Jiu-Jítsu feminino”, contou.

A história, que teve início de forma modesta em uma garagem, hoje serve como fonte de inspiração para novos talentos no esporte, demonstrando que a dedicação pode resultar em grandes conquistas e na superação de desafios. A academia Garagem Jiu-Jítsu está localizada na Avenida Raimundo Alvarez, no bairro Santa Rita, no número 2398.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *