Descomplicando: um guia para entender os itens da fatura de energia

Muitas vezes, a fatura de energia pode parecer um quebra-cabeça complexo, deixando os consumidores com dúvidas sobre para onde vai o valor pago da conta. Para desvendar esse mistério e ajudar os clientes a compreenderem melhor os custos associados ao consumo de energia, a CEA Equatorial detalha os principais pontos da fatura de energia.

Ao receber a fatura é necessário conhecer os elementos que compõem a conta. Por isso, a distribuidora possui um modelo de fatura que dispõe todas essas informações de forma didática e simplificada aos clientes.

Parte superior

Ela é composta por informações do cliente, número da Unidade Consumidora, mês de referência, valor e a data de vencimento. Logo, temos o primeiro QR Code, da nota fiscal e embaixo há um campo de avisos e informações, seguido das datas e referências da leitura.

Leitura do medidor e controle de consumo

Entender como a leitura do medidor é feita é crucial para interpretar a fatura. A CEA Equatorial realiza a leitura regularmente para registrar o consumo mensal (em kW/h). Ao monitorar esse consumo, os clientes têm a oportunidade de identificar padrões e adotar práticas mais eficientes, resultando em economia.

Sendo assim, as informações de consumo estão no meio da fatura, mostrando os custos de geração, transmissão, distribuição e encargos setoriais, além dos tributos como PIS/COFINS, ICMS e a CIP, que juntos somam o valor final da sua conta.

Tarifas claras e objetivas

Para compreender as tarifas envolvidas, a distribuidora divide a fatura em categorias distintas, como a Tarifa de Energia e a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). A Tarifa de Energia representa o valor consumido, enquanto a TUSD refere-se aos custos de manutenção da infraestrutura.

Encargos e impostos – Por dentro dos custos adicionais

Parte da fatura é destinada a encargos setoriais e impostos. Compreender esses componentes é essencial para ter uma visão completa dos custos associados à prestação de serviços de energia elétrica.

Encargos

Os encargos são utilizados para cobrir os custos do setor elétrico, como subsídio para clientes de baixa renda, por exemplo. Sendo assim, na conta de luz esses valores já estão embutidos na Tarifa de Energia – TE e na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – TUSD.

Tributos

Estão inclusos na tarifa de energia: tributos estaduais, federais e municipais. Sendo assim, após o pagamento da conta de luz, a distribuidora de energia repassa esse valor para os cofres públicos.

Dentre os que incidem na conta de luz estão:

PIS/PASEP – Programas de Integração Social (federal);

Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (federal);

ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (estadual) e;

CIP – Custeio do Serviço de Iluminação Pública (municipal).

Sendo assim, quando a conta de luz chega em casa, automaticamente o cliente está pagando pela compra de energia, transmissão e distribuição. Além, é claro, de tributos e encargos definidos por lei, destinado ao poder público. Da mesma forma que o adicional da taxa de iluminação pública e da bandeira tarifária.

Informações adicionais e forma de pagamento

E para finalizar, na parte inferior da conta de energia ainda tem o campo de reaviso, onde aparecem as faturas em aberto e aviso de cortes (caso a unidade esteja passível de corte por falta de pagamento). Logo mais a baixo, um outro QR Code para pagamento via Pix e por fim o código de barras.

Canais de atendimento e transparência

A CEA Equatorial preza pela transparência e disponibiliza canais de atendimento ao cliente para esclarecer dúvidas relacionadas à fatura. O cliente pode buscar pela central de atendimento 24h, 0800 096 0196 ou as agências presenciais, desta forma facilitando o acesso à informação.

Comunicação CEA Equatorial
Assessoria de imprensa – Ana Paula Vilhena (96) 98103-1115
Macapá, 06 de março de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *