Dia da Favela CUFA Amapá

O que é o dia da Favela?

É um dia de reflexão e debates sobre as condições de vida das pessoas que ocupam os territórios periféricos. Mas do que comemorar, queremos chamar a atenção para os problemas enfrentados por essas populações trazendo à luz as negligencias históricas com as favelas brasileiras.

Além disso, é uma data para romper os estigmas existentes e mostrar a potência das populações periféricas, suas manifestações artísticas, culturais e as tecnologias sociais produzidas nas relações comunitárias nesses territórios.

Por que o dia 4 de novembro?

Foi neste dia que a expressão favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial, no Rio de Janeiro, em 1900*, quando o então delegado da 10º Circunscrição e o chefe da Polícia da época, Dr. Enéas Galvão, redigiram um documento se referindo ao Morro da Providência como favela, um lugar que precisava ser limpo, associando aquele território como um lugar sujo de gente, imoral, entre outros adjetivos negativos. Hoje a Providência é considerada a primeira favela do Brasil. No município de São Paulo, a data entrou para o calendário oficial de eventos em 2015 pela inserção do parágrafo 7 no artigo 42 na Lei de número 14.485, proposta pelo então vereador Netinho de Paula.

Tem favela no Amapá?

Considerando a conceituação de favela adotada pelo IBGE, qual seja: “ocupação irregular de terrenos (públicos ou privados), onde a população tem acesso precário aos serviços públicos essenciais”, podemos afirmar que sim: o Amapá tem favelas.

Tem dia da favela no Amapá?

A CUFA Amapá fará uma ação em celebração ao Dia da Favela no dia 04 de novembro, às 14h, no Polo Marco na Rua das Estrelas, nº 1228 – Jardim Marco Zero. Nessa atividade serão distribuídas cestas básica e de absorventes, doados para a Campanha Absorvendo Afetos.

Será um momento de celebração com apresentações artísticas e culturais.

Para maiores informações:
Alzira Nogueira 9938-7549

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *