Pular para o conteúdo

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: TJAP reforça compromisso pela igualdade de direitos e pelo fim do preconceito

Elton Tavares Amapá, Informativo, interessante, Macapá, trampo 28 de junho de 2023

“O que nós devemos preservar, garantir e lutar é que todos sejam tratados com igualdade, dignidade e respeito”, reforçou o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, durante a cerimônia de criação da Comissão Especial de Promoção da Diversidade e assinatura da carta compromisso, ocorrida nesta quarta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Durante o evento, realizado no Palácio do Setentrião, os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo mostraram que estão unidos com o único propósito: conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e à transfobia, além de trabalhar juntos na construção de uma sociedade livre de preconceitos, independente da orientação sexual e identidade de gênero.

“Promover políticas públicas, garantir direitos, capacitar e fortalecer a população LGBTQUIA+: é assim que vamos trabalhar juntos com o Judiciário e Legislativo. Por meio da inclusão de todas as pessoas é possível promover a cidadania plena e superar as desigualdades”, enfatizou o governador do Estado, Clécio Luís.

Recentemente, o Brasil alcançou conquistas significativas na luta LGBTQIA+, com a criminalização de atos de homofobia e transfobia pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a derrubada das restrições à doação de sangue pela comunidade.

Também foi empossada a ativista pelos direitos humanos, Simone de Jesus como nova diretora do Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Ama-LBTI). “Nosso objetivo é chegar a todos os municípios para poder dar suporte a essa população mais vulnerável”, frisou a diretora.

O Núcleo tem como propósito ser a porta de entrada aos serviços públicos de cidadania e saúde para mulheres LBTI em situação de vulnerabilidade social.

O também ativista de direitos humanos, André Lopes assumiu a presidência da Comissão Especial de Promoção da Diversidade, que será um elo entre a população LGBTQIA+ e os poderes.

– Macapá, 28 de junho de 2023 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Lilian Monteiro
Fotos: Sérgio Silva
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *