Diversão e alegria marcam ‘domingueira’ durante eventos do Macapá Verão

Diversão, encontros, esporte, entretenimento, lazer, sol e banho no Rio Amazonas, foi assim que famílias inteiras curtiram mais uma edição da famosa ‘domingueira’ do Macapá Verão. No domingo (23) os balneários do Canal do Jandiá e Araxá receberam um público animado que aproveitou com muita alegria mais uma programação do evento.

A farmacêutica Rafaela Nascimento Marques, de 32 anos, moradora do bairro Cidade Nova, levou os dois filhos pequenos e o restante da família para curtir o domingo. “A programação está maravilhosa, família reunida num ambiente saudável, as crianças brincam à vontade e a gente aproveita para relaxar e se divertir”, festejou Rafaela.

Nos dois balneários foi montado um palco de som para animar o público, além disso a programação também trouxe apresentações musicais de vários estilos happer, hip hop e outros.

Banhistas aproveitaram o mergulho no rio para nadar, já para os amantes de esportes na praia rolou jogo de futebol e vôlei, a pista de skate estava livre para quem chegasse. Outras pessoas curtiram a caminhada sob a areia molhada e a brisa no rosto.

Também teve capoeira, piquenique, brincadeiras para a criançada no pula-pula, cama elástica, parquinho, banho de chuveiro e, claro, não podia faltar a diversão símbolo do verão macapaense a arte de empinar rabiola e pipa.

Dirlan Tenório, 19 anos, conta que verão sem empinar rabiola não é verão e que a diversão não tem idade. “Desde criança empino pipa e rabiola, é uma brincadeira que não tem idade, a gente se diverte desafiando o vento e ao mesmo tempo competindo com outros, o que importa é se divertir”, conta Dirlan.

Kitesurf oficial

E, entre as novidades deste ano, está a prática do esporte aquático kitesurf que pela primeira vez integra a programação oficial do Macapá Verão 2023. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Igreja, o kitesurf é uma modalidade que tem tudo para crescer em Macapá.

“O kitesurf é um esporte que vem crescendo e como todo esporte precisa de apoio e a Prefeitura de Macapá inseriu tendo pela primeira vez em sua programação oficial no Macapá Verão, uma forma de fortalecer e trazer mais adeptos do esporte”, destacou o secretário.

O velejador veterano Eliton Franco, explica que em Macapá já existe a prática de duas modalidades do kitesurf hydrofoil com 12 velejadores e a categoria bidirecional com 30. Só é possível a prática do esporte com ajuda da natureza, pois sem vento não tem como velejar.

De acordo com o presidente da Associação de Kitesurf do Amapá, Rubens Barros, atualmente a sede da Associação é um espaço cedido pelo município de Macapá que este ano integrou o esporte como parte do Macapá Verão. “A gente fica muito feliz e agradece a Prefeitura de Macapá que incluiu o kitesurf na programação oficial do município, um evento criado pela Prefeitura para que pudéssemos participar”, frisou Rubens.

No hydrofoil com vento favorável o velejador consegue atingir até 80km por hora, já na modalidade bidirecional a velocidade chega a 40km/h. “O kitesurf é um esporte que vem crescendo muito no nosso Amapá, em Macapá temos nossa Associação e isso é muito bom para o esporte como incentivo para novos adeptos” disse Eliton Franco.

Devido as más condições climáticas com pouco vento, o que impede o esportista velejar, a programação do kitesurf foi transferida para o próximo sábado (29).

Domingueira

O tradicional Macapá Verão, este ano reuniu uma mega programação que envolveu shows, atividades de lazer, esporte, entretenimento e aquecimento econômico para todo o mês de julho. O evento vem promovendo várias ações em balneários e pontos turísticos da capital, além de apresentações culturais e musicais para todos os gostos que se encerram no próximo domingo (30) com show nacional do Parangolé e desfile do Bloco A Banda.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *