Dois anos de pandemia: a gente perde o chão quando falta saúde – Crônica de Elton Tavares

 


2020 não foi fácil pra ninguém. 2021 não foi diferente. 2022 amenizou, mas a pandemia, mesmo enfraquecida, persiste. Durante dois anos, cada um de nós perdeu um amigo, parente ou conhecido que gostava. Realmente a gente perde o chão quando falta saúde. Hoje, 14 de março, completou dois anos que estamos travando uma guerra desleal contra esse vírus.Continuo grato a Deus por não ter morrido de Covid-19. Mas lamento as perdas, sobretudo do meu núcleo de amor, minha avó, que amanhã (15), completa um ano de saudades.

Foram dois anos fazendo esforços. A maioria dos irresponsáveis não quis fazer e não faz. Dois anos de negação, torpeza e omissão criminosa do mito satânico e seus asseclas que plantam um jardim de lápides. Só lamento pelas estúpidas atitudes daqueles tempos tão difíceis. Pagamos a penitência de ter colocado esses caras no poder, mas a esperança não morre sem ar.

Só de lembrar, fico triste e puto com aqueles irresponsáveis. É como diz o adágio popular: “a ignorância faz devotos”. A população assistiu a tudo numa calma quase hipnótica. Mas quem não acordou com a triste realidade, a gente surrou com fatos.

Eram telefonemas doloridos, mensagens assustadoras, posts terríveis sobre partidas nas redes sociais. As mortes somaram milhares de vítimas. Isso só no Brasil. Destes, mais de mil no Amapá. Parece uma cruel realidade paralela. Uma distopia, um purgatório e, às vezes, um inferno contínuo, quando contamos nossos mortos.

Nas melancólicas escuras e silenciosas horas da noite, resmunguei, orei, me indignei e chorei incontáveis vezes. Na maioria daqueles dias e noites, doses cavalares de álcool ajudaram a flutuar na tormenta.

Apesar da pandemia retroceder e a vacinação avançar, graças a Deus, seguimos obstinadamente lutando por nossas vidas. Continuo cauteloso e com cuidados, mesmo os mandatários afirmarem que nem de máscaras precisamos mais. Porém, ainda uso.

Enfim, foram dois anos de um pesadelo,  pois a verdade é que a gente perde o chão quando falta a saúde de quem amamos. Pense nisso e cuide bem dos seus amores!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *