Eleições 2020: MP Eleitoral participa da cerimônia do TRE/AP de inserção de dados nas urnas da 10ª Zona

O Ministério Público Eleitoral, representado pelo promotor eleitoral Iaci Pelaes, participou na manhã desta terça-feira (3), na Sala de Urnas da 10ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), da cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas da referida ZE, que serão utilizadas na votação do primeiro turno do pleito, no dia 15 de novembro. O procedimento consiste na inserção dos dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas eletrônicas.

Este ano mais de 517 mil eleitores no Estado do Amapá estão aptos a votar nos 16 municípios, para prefeito e vereadores. Em todo o estado a Justiça Eleitoral disponibilizará 1.724 urnas eletrônicas para o dia da votação do primeiro turno, contando com as urnas de contingência.

A cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas consiste na inserção de arquivos com dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral no Estado do Amapá, que são gravados na memória flash das urnas e lacradas em seguida.

A titular da 2ª Zona Eleitoral, juíza Eleusa da Silva Muniz, acompanhou o procedimento e destacou que este é um momento fundamental para as eleições, onde publicamente é garantida a segurança e transparência do processo eleitoral.

Para o promotor Eleitoral presente na cerimônia, é imprescindível a participação do MP Eleitoral. “A presença do Ministério Público, por meio da promotoria eleitoral, no ato do lacre das urnas, é fundamental para garantir a lisura do pleito a fim de que prevaleça a vontade do eleitor”, afirmou Iaci Pelaes.

O carregamento de dados terá sequência nos dias 3 e 4, na 2ª Zona Eleitoral. Nos demais municípios, a carga acontecerá no dia 12 de novembro, à exceção de Mazagão, quando esse procedimento será feito no dia 13 de novembro.

Cronograma nos municípios

O carregamento de dados terá sequência nos dias 3 e 4, na 2ª Zona Eleitoral de Macapá e nos dias 5 e 6, em continuidade na 10ª ZE, nos municípios de Cutias, Itaubal e Macapá. Nos demais municípios, a carga acontecerá no dia 12 de novembro, à exceção de Mazagão, quando esse procedimento será feito no dia 13 de novembro.

Data: 3 e 4 de novembro – Macapá (2ª Zona Eleitoral)
Data: 5 e 6 de novembro – Cutias, Itaubal e Macapá (10ª Zona Eleitoral)
Data: 12 de novembro – Amapá, Calçoene, Pracuúba (1º Zona), Oiapoque (4º Zona), Santana(6º Zona), Laranjal do Jarí, Vitoria do Jarí(7º Zona), Tartarugalzinho (8º Zona), Pedra Branca, Serra do Navio (11º Zona), Porto Grande e Ferreira Gomes(12º Zona)
Data: 13 de novembro – Mazagão

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
*Com informações e fotos Ascom TRE/AP
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *