Em seis meses, Governo do Amapá leva serviços de cidadania para mais de 450 mil pessoas

Em seis meses, o Governo do Amapá levou serviços de cidadania para mais de 450 mil pessoas. Foram cerca de 600 mil atendimentos realizados pelo Super Fácil, seja em uma das 14 unidades distribuídas pelo estado, seja em ações itinerantes em locais como o arquipélago do Bailique, em Macapá, e as aldeias indígenas Kumarumã e Kuahí, no município de Oiapoque.

As unidades do Super Fácil ofertam mais de 340 serviços. Um dos mais procurados é a emissão de primeira e segunda via de RG, que somam 42 mil dos mais de 76 mil atendimentos contabilizados nos postos da Polícia Científica do Amapá (PCA), desde janeiro.

Em seguida, os serviços mais procurados no Super Fácil são os do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), com 38.859 atendimentos, e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com 36.937.

As unidades de Macapá, Santana e Laranjal do Jari também contam com as salas TEAacolho, voltadas para dar apoio a pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Esses espaços somaram mais de 2 mil atendimentos, principalmente com emissão da carteirinha do TEA e Cordão Girassol.

Os dois instrumentos oferecem mais assistência e segurança, com a garantia de atendimento humanizado e prioritário em órgãos públicos, aeroportos ou estabelecimentos privados, como bancos, farmácias, entre outros.

Os serviços vão até o cidadão

Um fator determinante para o número de atendimentos são as ações itinerantes no interior do estado para levar os serviços de cidadania, saúde e justiça até as populações de lugares como as aldeias Kuahi e Kumarumã, em Oiapoque.

A ação também soma 300 emissões de RG e Cartão do SUS na força-tarefa coordenada pelo Governo do Amapá na Vila Progresso, a comunidade mais populosa do Bailique. Estes serviços itinerantes têm parceria com o Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e prefeituras.

Confira os atendimentos em cada unidade do Super Fácil

Aperfeiçoar o atendimento

A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo Santana, detalha que um dos objetivos primordiais da gestão é aperfeiçoar os serviços prestados. Para isso, uma estratégia do órgão é investir na preparação dos servidores, através de capacitações da Escola de Administração Pública (EAP).

“Servidor se sentindo bem com seu trabalho, atende bem melhor a população”, ressalta a gestora.

A diretora-geral do Super Fácil pontua também a aquisição de quatro unidades móveis adquiridos através de convênios federais para levar ações de cidadania ao interior. Dois ainda estão prestes a serem entregues à sociedade.

Assim, o direito à cidadania é diariamente fornecido a pessoas como a estudante de Farmácia Mayra Marques, que precisava urgentemente de seu RG, já que o primeiro documento foi perdido.

“Precisava logo atualizar meus documentos, sobretudo para os meus estudos. Deu tudo certo e em breve estarei com meu RG”, pontuou a acadêmica que foi atendida pela papiloscopista Ana Andrade, servidora do Super Fácil há dez anos.

Texto: Alice Valena
Foto: Ascom/Super Fácil
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *