Enfrentamento ao coronavírus: Gabinete Militar do MP-AP vai às ruas reforçar ações de fiscalização e prevenção para controle da pandemia

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) participa, com diversos órgãos federais, estaduais e municipais, das ações de fiscalização no trânsito e nos supermercados, desencadeadas a partir desta sexta-feira (8), visando conter o avanço do coronavírus no Amapá. A operação conta com integrantes do Gabinete Militar do MP-AP participando das barreiras policiais e sanitárias em vários pontos da capital, para controlar o fluxo de pessoas transitando nas ruas e orientar para o cumprimento das medidas de isolamento social decretadas pelo Estado e Municípios.

Durante a abordagem dos veículos e pedestres, além da verificação da temperatura corpórea, os agentes da segurança pública orientam para que as pessoas só saiam de casa nos casos de trabalhadores de serviços essenciais ou em casos de extrema necessidade. Nos estabelecimento comerciais de Macapá é realizada a fiscalização da adoção das medidas de prevenção para verificar se estão de acordo com os decretos do Executivo Estadual e Municipal.

Nos estabelecimentos, participam das ações de caráter preventivo e repressivo, visando a redução de casos do Covid-19, as seguintes instituições públicas: MP-AP; Polícia Militar do Amapá; Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp); Departamento Estadual de Transito (Detran); Guarda Municipal; Companhia Municipal de Trânsito (Ctmac); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam); Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS); e Delegacia-Geral de Polícia Civil.

Segundo dados divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em apenas seis dias, os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus subiram de mil para dois mil, o que levou à adoção do esforço coletivo dos órgãos de fiscalização para tentar controlar a situação.

“Estamos atentos a tudo e colaborando de todas formas para que a sociedade tenha sua segurança garantida, bem como seu direito à saúde pública. Não estamos medindo esforços para que o bem mais precioso das pessoas seja preservado, que é vida”, manifestou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *