Estudantes de 12 a 14 anos do Amapá nos Jogos Escolares Brasileiros ( JEB’s 2022), no Rio de Janeiro, leva 23 medalhas, equipe do Wrestling se destacou conquistando 12 pódios

O Amapá conquistou 23 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros ( JEB’s) que ocorreram no Rio de Janeiro, no período de 01 até está terça, 15, superando o resultado do ano passado de 16 medalhas.

O destaque foi a modalidade de Wrestling, esta finalizou o quadro de medalha no sábado, 11, ganhando por equipe. ( confira quadro de medalhas abaixo).

Na primeira etapa a delegação amapaense, nas modalidades Judô, Karatê, Basquete e Xadrez conseguiram 6 medalhas, as outras modalidades de Futsal, Vôlei de Praia jogaram bem e a equipe de Taekwondo lutaram bastante, mas não medalharam, a equipe de Tênis de Mesa ficou na série Ouro, mas sem subir ao pódio.

“A sensação é muito boa, conhecemos um nova cultura, estamos numa outra cidade. Está sendo emocionante a experiência de estar aqui no JEB’s, no Rio de Janeiro, de representar o meu estado e ter a oportunidade de levar uma medalha é muito bom!!”, destaca a aluna-atleta de Wrestling, Laynne Gabriele Ferreira Tolosa, medalha de Ouro, na série Prata.

Na segunda etapa contou com as modalidades de natação, handebol, atletismo, badminton e wrestling . Só o Wrestling já conquistou de quinta-feira, 10 e na sexta-feira, 11, onze medalhas, e no sábado disputa por equipe levando o bronze, na série ouro. Também medalharam Natação com duas e atletismo com mais duas, somando 3 com a conquistada na quinta. Ainda neste nesta segunda-feira, 14, Vôlei e Handebol jogam, mas sem chance de medalha.

Segundo o vice-presidente da Federação Amapaense do Desporto Escolar, Olivaldo Nunes, o Amapá vem se destacando cada vez mais, e acredita que precisa se investir mais em eventos esportivos voltados para as escolas de todo o Brasil, e principalmente no Amapá.

“Garotada veio com muita raça e está fazendo bonito, precisamos desenvolver mais o esporte nas escolas, pois talentos nós temos, e precisamos dar mais oportunidades e boas estruturas, estamos trabalhando muito por esses meninos e meninas, já superamos as medalhas do ano passado, e o que realmente conta é que os alunos estão tendo uma grande oportunidade de conhecer um lugar novo, outros alunos do Brasil, além de grande desportistas que foram embaixadores e estiveram por aqui batendo papo e trocando experiência com eles”, destaca.

O Amapá compete em 14 modalidades esportivas, as seletivas foram feitas nos Jogos Escolares do Amapá, as escolas campeãs conquistaram sua vaga nos JEB”s. A delegação amapaense tem o apoio da Federação Amapaense do Desporto Escolar ( Fade) em parceria com a Secretaria do Estado do Desporto e Lazer ( Sedel), conta com 275 pessoas, com 215 alunos-atletas, sendo 205 garotas e 210 garotos, e restante formada de técnicos, auxiliares, oficiais, fisioterapeutas e comunicação.

“Sou lá do Oiapoque e quero agradecer a todos que me ajudaram. Quero agradecer minha escola, meus técnicos, a equipe toda do Amapá e parabenizar nossa equipe que lutamos para levar mais medalhas para o nosso estado”, disse Danielson de 14 anos, vencedor da medalha de Bronze na Série Ouro.

Durante os jogos, os alunos-atletas tiveram a oportunidade de participar de passeios culturais ao Rio de Janeiro, o preferido foi a Roda-Gigante do Rio, a maior da América Latina, também ocorreu o evento “Noite dos Estados”, com exposição cultural de todas as feredaçõs brasileiras, o Amapá fez sucesso com o açai, farinha de tapioca e de madioca, bombons de cupuaçu, artesanato e folhetos e livros sobre o estado e sua gente.

JEB’s 2022

Entre os dias 01 a 15 de novembro, está ocorrendo no Rio de Janeiro a edição dos Jogos Escolares Brasileiros, competição seletiva para o campeonato sul-americano disputado no final do ano no Brasil. O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania.

Ao todo, são quase 8 mil pessoas entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e os estudantes-atletas de todas os estados e mais o Distrito federal. Tendo a maior participação das meninas no evento, com mais de 2.500 estudantes.

Os JEB’s possuem 17 modalidades, são elas: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade desta edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o break dance.

Além do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a competição também ocorre na Universidade da Força Aérea (UNIFA), e no Complexo Esportivo de Deodoro, bairro localizado na Zona Norte carioca. A entrada nos locais de disputas é franca, mas foram exibidas ao vivo, pelo canal da CBDE, no youtube.

Medalhas

Natação

Série Ouro

Kenzo Pinon ( 100m Borboleta)– escola Antônio Cordeiro Pontes- Bronze

Série Prata

Luiz Felipe Silva ( 100m peito) – Escola Maria do Socorro Smith – Bronze

Atletismo

Série Bronze

Manuele (Lançamento de martelo) – Escola Antonio Messias – Bronze

Anna Luiza ( 150 m) – escola Visconde de Mauá – Sesi – Bronze

Jhon Leonardo (Levantamento de martelo) – escola Júlio Gonçalves (Distrito do Pacuí) – Prata

Wrestling

Série Ouro

Equipe Amapá – Bronze

Série Ouro

Heron Moura – Colégio Equipe– prata

Danielson Nunes – Escola Joaquim Nambuco ( Oiapoque) – bronze

Evilly Costa – Escola Rivanda Nazaré – bronze

Emanuelle Batista- – Escola Lima Neto –bronze

Série Prata

Laynne Tolosa – Escola Antônio João – Ouro

Lorrane Oliveira – Escola Edgar Lino– Ouro

Matheus Gomes – Escola Lima Neto – Ouro

Série Bronze

Thalya Rodrigues – Escola Antônio Messias – Bronze

Davi Costa Lima – Escola Antônio Messias – Bronze

Ramon Marcos Machado – Escola José do Patrocínio – Bronze

Fernando Gabriel Silva – Maria Neuza do Carmo – Bronze

Equipes

Basquete

Série Cobre

Basquete Masculino – Escola Barão do Rio Branco – Prata

Xadrez

Em equipe com João Vitor dos Santos – escola Cívica Nilton Balieiro Machado – Isaque Braga Lobato – Escola Quilombola Pedro Alcântara Chaves Lopes ( Abacate da Pedreira) – Bronze

Judô

Série Prata

Kavison Santos de Oliveira – Escola Afonso Arinos – Ouro

Bronze

Flavio Augusto da Costa Oliveira – Escola José Ribamar Pastana – Bronze

Karatê

Série Ouro

Diego Duarte Pantoja– Escola João Queiroga de Souza – Bronze

Série Prata

Thamiris Batista – Escola Bom Amigo Manuel Mandi ( Laranjal do Jari) – Ouro

Texto: Pérola Pedrosa
Fotos: Marcos Nunes, Rafael Moreira ( Sedel)
Pérola Pedrosa ( Fade)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *