Festival Brasil Sabor realiza exposição de artesanatos, artes e manualidades com tema gastronômico

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizam o 16º Festival Gastronômico Brasil Sabor, evento que conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura de Municipal de Macapá (PMM); este ano o festival apresenta ao público, a Feira de Artesanato, que reúne 15 artesãos expositores, para comercializar artes em cerâmicas e madeiras, manualidades e decorativos. O evento ocorre na sede do Sebrae em Macapá, no período de 27 a 29, das 17h às 23h, respectivamente.

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, o 16º Festival Brasil Sabor 2022, é um dos principais indutores do turismo de gastronomia no Amapá e promove a culinária local e fortalece as tradições do Estado. “Após 2 anos de edições online o setor está preparado para realizar o festival de forma presencial, garantindo a segurança tanto de expositores, quanto de clientes num ambiente propício à família”, disse a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

Oficinas

O Festival Brasil Sabor proporciona a Oficina Viva de Artesanato, é um momento de repasse de conhecimento e interação ao vivo, entre os artesãos e visitantes, no stand de artesanato; uma forma de valorização e divulgação do trabalho executado pelos artesãos locais, com o objetivo de estimular a criatividade, imaginação, identificar, valorizar a arte, artesanato local, desenvolver o senso de utilização de produtos naturais, reciclados e o desenvolvimento de hábitos responsáveis.

A oficina de dança ‘Diferença entre Batuque e Marabaixo’, é um momento de apresentação itinerante, reúne grupos de danças para a apresentação de Marabaixo e Batuque, o momento permite aos espectadores entender melhor como as festividades folclóricas funcionam.

Apresentação

A programação da Feira de Artesanato Brasil Sabor conta com a Apresentação História Contada – Espaço Kids, o momento permite que a história seja transmitida para uma geração a outra, por meio, de contação; tem por característica histórica de praticamente todos os povos que se encontram ou se encontraram no momento anterior à adoção da escrita, presente até hoje em elementos como o folclore.

A contadora de história Esmeraldina Santos, faz parte da Comunidade do Curiaú, e será a protagonista na apresentação de próprias histórias contadas para crianças e de histórias reais da formação da comunidade do Curiaú.

Atuação

O festival sustenta cinco (5) eixos de atuação, entre eles, Tour Gastronômico de 30 restaurantes, que apresentam pratos inéditos, estande de vinhos e chocolate regional; Feira de Produtos do Campo (apresentação e comercialização de produtos da Agricultura Familiar, Extrativismo e Plantas Ornamentais); Feirinha de Artesanato (apresentação e comercialização de artesanato com temática gastronômica); Mini Chefs (Oficinas de culinárias com didáticas para crianças) e o Palco Tucupi (espaço da música MPB e MPA).

Festival

Considerado o maior festival gastronômico do planeta, o Brasil Sabor acontece simultaneamente em todo o país. O Amapá reúne 30 empresas do segmento de alimentação fora do lar, representadas pelos chefs de cozinha que criam pratos inéditos para o festival. As degustações serão servidas ao preço único de R$ 20 reais.

Histórico

Com o tema ‘Original do Brasil – cores, formas, cheiros e sabores tucujus’, a base dos pratos criados especialmente para o festival é a ‘Comida do Lugar’, o jeito único de preparar delícias que combinam com produtos da região como os frutos dos rios e os temperos da floresta Amazônica. O festival apresenta ingredientes e receitas características que despontam na gastronomia nacional com diversidade e reconhecimento.

Estrutura

A feirinha de Artesanato Gastronômico acontece numa área com cerca de 200m², tem no stand de vendas 15 participantes expositores, onde cada produto a ser comercializado especificado com temática na gastronomia foi analisado por uma comissão especifica sob a coordenação do Processo de Atendimento Artesanato do Sebrae Amapá em conjunto com a Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Observatório do Turismo e Associação de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel).

Expositores

Os 15 expositores que participam da Feira de Artesanato Brasil Sabor são – Ezequiele Lima (grafismo em cerâmica); Vera Lúcia Lima (montagem de anel para lenço de couro de peixe); Marciana Nonata Dias (argila); Raimunda Coutinho de Souza (tecido – costura criativa e juta); Aldaleia do Socorro Costa (bebidas e molhos regionais); Maria da Conceição Viana (madeira torneada); Márcia Bezerra Pereira (fios e linhas); Ana Cleide Pereira Carvalho de Carvalho (madeira, cipó Tarumã, buriti); Ana Cláudia Pereira da Trindade Penafort (manganês, madeira cedro, cipó titica, madeira macacaúba, angelim); Flávia Carolina da Luz Bittencourt (madeiras e vidros); Yllya Patrícia da Fonseca (biscuit); Maria José Benjamim (tecido, biscuit, barbante, tecido cru); Elcione Vales Araujo Bezerra (fio algodão e tecido); Irenilde Gama Correia (tecido – costura criativa); Tânia Maria Bacelar Oliveira (fio barbante).

Serviço:

Texto: Oziane Bastos
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/AP
Contato: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *