Festival promove encontros de leitores e autores para difundir a literatura em Macapá

Escritora quilombola Esmeraldina Ramos é uma das convidadas do Flimac — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica

Por Rafael Aleixo

Acontece, desde a quinta-feira (18), o 1º Festival Literário de Macapá (Flimac), que busca fomentar e promover o incentivo e difusão da leitura na capital amapaense. A abertura ocorre às 9h na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O evento segue até domingo (21), numa programação intensa e itinerária, levando mais de 80 artistas amapaenses de diversos segmentos até escolas, passarelas, mercados, universidades e conjuntos habitacionais.

Artista Sabrina Zahara se apresenta na abertura da programação — Foto: Rogério Lameira/PMM/Divulgação

Haverá apresentações musicais, como o show de Sabrinha Zahara. O Flimac conta ainda com tarde de autógrafos de autores como o Thiago Soeiro, com a obra “Salva-Vidas“, saraus, rodas de diálogos com escritores como Esmeraldina Ramos, e até exibição de filmes como o “Solitude“, tudo de graça.

De acordo com a coordenação do evento, a realização em diversos espaços tem o objetivo de oportunizar a ampla participação dos moradores da cidade . A proposta é divulgar obras de escritores locais, facilitar o acesso de toda a população a esses escritores, incentivando o hábito da leitura.

“Temos escritores de alto nível aqui, mas sabemos que eles não têm a visibilidade necessária. O Festival se coloca como uma ponte entre autores e sociedade”, explicou Andrea Lopes, porta-voz do evento.

O Festival pretende colocar a capital no circuito nacional de festivais literários, buscando incentivos para o setor do livro, leitura e literatura. O Flimac é coordenado pelo Coletivo Juremas e pela produtora Ói Nóiz Akí, com apoio financeiro da Prefeitura de Macapá e do deputado federal Camilo Capiberibe.

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *