Governo do Amapá estreita laços com Estados Unidos em busca de parcerias de desenvolvimento sustentável

Em busca de novas parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável, o Amapá fortalece, cada vez mais, os laços com outros países. Durante o Startup20, que transformou o estado amazônico na sede mundial da inovação e tecnologia, o governador Clécio Luís apresentou as potencialidades locais aos representantes da Agência de Desenvolvimento de Negócios Minoritários, ligado ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Os norte-americanos atuam no estado do Havaí e são especialistas em empreendedorismo no contexto de grupos minoritários, estimulando a solidez e o crescimento de pequenos negócios. Ao governador, o grupo compartilhou que começou a pensar em soluções para promover novos negócios sustentáveis no Amapá, acolhendo os jovens e proporcionando perspectivas de desenvolvimento.

“Viemos com muitas ferramentas e temos estudado os desafios dessa área antes mesmo de chegarmos aqui. Queremos trabalhar com vocês e ajudar a se empoderarem. Vamos fazer tudo o que pudermos para trabalhar colaborando e aprendendo também”, pontuou Chris Rachel, diretor do Centro de Negócios MBDA do Havaí.

Clécio Luís detalhou aos norte-americanos que o Governo do Amapá incentiva o crescimento econômico aliado à preservação ambiental. No Pavilhão da Bioeconomia do Startup20, o público teve a oportunidade de conhecer empreendimentos amapaenses que desenvolvem atividades de forma sustentável.

“Os ativos ambientais que o Amapá tem podem se transformar em ativos econômicos. Nós acreditamos que uma das formas de gerar desenvolvimento é manter a floresta em pé, com inovação tecnológica e a inovação de comportamento. Para nós, as startups são um caminho para criarmos negócios sustentáveis, com empregos verdes e éticos. Encontros como estes inspiram os nossos empreendedores”, destacou o governador Clécio Luís.

Bioeconomia

Os representantes dos Estados Unidos conheceram empreendedores na Feira da Bioeconomia durante o Startup20, e se encantaram pelo Amapá e pela relação do povo com a ancestralidade.

“Conversamos com o governador do Amapá sobre oportunidades de ajuda mútua para o desenvolvimento dos negócios da região, ao mesmo tempo em que mantemos a ecologia segura. Percebemos a relação das pessoas com a fé e a floresta. Foi maravilhoso, assim como é este lugar”, descreveu Artur Martirosiano, especialista em Desenvolvimento de Negócios do MBDA.

O Centro de Negócios tem parceria com a Universidade do Havaí, é financiado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, e faz parte de uma rede que promove o estabelecimento e o crescimento de empresas pertencentes a minorias.

“Com certeza voltaremos ao Amapá. Temos bons planos e cultivamos algumas boas ideias aqui, pois temos condições de compartilhar muitas coisas boas”, reforçou Chuck Lopez, especialista em Desenvolvimento de Negócios do MBDA.

Promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado do Amapá e o Sebrae, o Startup20 reuniu autoridades, representantes e empresários de vários países para debater alternativas para o planeta.

Com gabinete instalado no Startup20, o governador Clécio Luís fortaleceu o diálogo com outras delegações estrangeiras, como Alemanha e África do Sul.

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Max Renê/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *