Governo do Amapá suspende festas e eventos culturais e Réveillon por conta do aumento de casos de Covid-19

Foto: Márcio Pinheiro

Após reunião entre Secretaria de Vigilância Sanitária e Secretariado do Governo do Estado do Amapá, incluindo a Secretaria de Estado e Cultura (Secult/AP), foi decidido na segunda-feira (6) a suspensão de festas e eventos culturais de fim de ano no estado. A decisão se deve ao aumento de casos de transmissão da Covid-19 e por conta da nova variante, muito mais infecciosa: a Ômicron.

A decisão foi divulgada pelo governador Waldez Góes e passa a valer como novo decreto da pandemia que passa a valer a partir desta terça-feira (7).

O documento é resultado de muito diálogo com os prefeitos amapaenses e dispõe, em primeiro lugar, da suspensão dos festejos de Réveillon dos poderes públicos estadual e municipais. Essa é uma medida preventiva e necessária que nos ajudará no combate à Covid-19“, repassa a postagem.

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult/AP) chegou a anunciar no começo de novembro o planejamento para realização de festa de réveillon em todos os municípios. No entanto, após um aumento de casos de covid ser observado no Amapá e também surgir a variante Ômicron em outros países, a Secretaria reavalia a realização de eventos grandiosos e festivos no fim de ano.

Passamos este mês na organização de um provável réveillon em todo o estado, mas recuamos. Além de termos 26% da população ainda sem tomar a primeira dose, nos preocupa o aumento de casos de covid. Estamos em sintonia com a Sesa e a SVS, portanto decidimos pela suspensão”, falou o secretário de Cultura do Amapá, Evandro Milhomem.

O novo decreto tem validade até 20 de dezembro, onde foi reduzida a taxa de ocupação de público nos eventos corporativos e sociais, de 80% para 50%; também foi condicionado o acesso do público a boates e shows à apresentação da Carteira Nacional de Vacinação (do Conect SUS) que comprove a imunização contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *