Governo do Estado discute com o setor de turismo criação de inventário com os principais atrativos do Amapá

O Governo do Estado discute com a Federação do Comércio (Fecomércio) e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) a elaboração do Inventário de Atividades Características do Turismo, um documento que, na prática, identifica e unifica as informações sobre o setor no Amapá.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), permite identificar e promover as principais rotas, empreendimentos, serviços e outros atrativos tanto para o público local, quanto para visitantes de outros estados e países.

De acordo com a secretária de Turismo, Anne Monte, com essas informações também é possível realizar ações voltadas às modalidade de turismo sustentável, urbano, turismo de experiência e etnoturismo, que é quando os visitantes conhecem de perto outros costumes, cotidianos e culturas, como os de povos indígenas.

“São dados necessários que deverão ser coletados nos 16 municípios do Amapá, e com base nessas informações o Governo poderá abordar as demandas de cada região e observar o que pode ser melhorado no âmbito do turismo como, por exemplo, a rede hoteleira existente, ou que precisa ser desenvolvida, além de restaurantes, bares, entre outros”, destacou a gestora.

Turismo pós-pandemia

A Secretaria de Turismo, Fecomércio e Sindetur também retomam as pesquisas periódicas sobre o segmento, interrompidas durante a pandemia de Covid-19, para traçar um diagnóstico completo e detalhado sobre as atividades econômicas vinculadas ao turismo no Amapá.

Esse mapeamento vai contemplar, inicialmente, o setor hoteleiro, em relação ao número de vagas e apartamentos, além da capacidade de atendimento que os bares, restaurantes e outros empreendimentos turísticos do estado possuem, fornecendo as informações necessárias para o planejamento de políticas públicas e a realização de grandes eventos.

Texto: Amelline de Queiroz
Fotos: Jorge Junior e Maksuel Martins/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *