Governo do Estado reverencia memória de pioneiros com exposição ‘Sankofa’ na 52ª Expofeira do Amapá

Ancestralidade, tradição, cultura, história e memória. Estes são alguns dos ingredientes da exposição visual “Sankofa”, que está na programação da 52ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. São 40 imagens, divididas em dez expositores, que estão dispostas na área do Pavilhão Amapá 80 Anos, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

O espaço é coordenado pela Fundação Estadual de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e pelas secretarias de estado da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e dos Povos Indígenas (Sepi).

A exposição evidencia as comunidades tradicionais do Amapá, além de reverenciar a memória e o legado dos pioneiros do estado. Mestre Jorge, Natalina Silva Costa, Raimundinha Ramos são alguns dos homenageados.

A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, ressalta que esse é o início de um projeto maior, que deve se estender para o Encontro dos Tambores, que acontece em novembro, e para outros eventos apoiados pelo Governo do Estado.

“Ainda temos muitas comunidades e personalidades para mostrar e iremos fazer isso nos próximos eventos. Mas na Expofeira já podemos ter uma importância da grande dimensão dos legados dos pioneiros e pioneiras que estamos mostrando nesse primeiro momento”, ressaltou a gestora.

Quem visitou a exposição foi o renomado fotógrafo Floriano Lima, conhecido por fotografias singulares de paisagens amapaenses. Ele disse que gostou muito do que viu.

“São muitas histórias de vidas reunidas, daqueles que nos antecederam e colaboraram para que essas comunidades chegassem até aqui”, resumiu Lima.

Texto: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *