Governo reforça saúde pública com entrega de carreta que vai ampliar em mais de 40% as doações de sangue no Amapá

O governador, Clécio Luís, entregou na quarta-feira, 19, mais um equipamento para reforçar a saúde pública do estado, a carreta-reboque que tem a capacidade de ampliar em até 44% as doações de sangue feitas ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). O veículo possibilita ações itinerantes pelos municípios, alcançando mais pessoas que queiram colaborar com o ato que salva vidas.

O investimento na carreta é de mais de R$ 2,4 milhões. Os recursos são de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Governo do Estado. Durante a cerimônia de entrega, o governador, Clécio Luís, enfatizou que a saúde pública é a prioridade desde o início da gestão.

“Essa carreta significa poder alcançar o público que quer ajudar, que quer fazer o bem, mas, às vezes, não tem como fazer. Com esse veículo, poderemos alcançar essas pessoas e, com isso, ampliar a capacidade do Hemoap, coletar mais sangue para salvar mais vidas e fazer mais cirurgias com segurança”, pontuou Clécio Luís.

A estrutura do veículo conta com área de recepção, duas salas de triagem clínica, uma sala de triagem hematológica, além de sala de recuperação, copa, banheiro, e plataforma para pessoas com deficiência. O espaço também possui equipamentos especializados, que garantem a segurança e qualidade dos todos os procedimentos.

Antes da entrega, o Hemoap contava com nove cadeiras para a doação de sangue. Com a aquisição do veículo, a capacidade de atendimento aumentará em 44%, já que a estrutura conta com quatro novas cadeiras para essa finalidade. O senador Davi Alcolumbre destacou que o avanço representa mais incentivo para a doação de sangue no Amapá.

“Esse é um dos mais modernos equipamentos do Brasil, onde poderemos fazer um serviço de qualidade, com busca ativa desses doadores que estão aguardando a oportunidade de salvar vidas e que, por algum impedimento, não conseguem chegar até o prédio do Hemoap para doar”, disse Alcolumbre.

A estrutura do veículo conta com área de recepção, duas salas de triagem clínica, uma sala de triagem hematológica, além de sala de recuperação, copa, banheiro, e plataforma para pessoas com deficiência. O espaço também possui equipamentos especializados, que garantem a segurança e qualidade dos todos os procedimentos.

Para o diretor do hemocentro, Eldren Lage, o investimento não poderia ter sido entregue em momento mais oportuno, tendo em vista o aumento no número de cirurgias na rede pública do Amapá.

“São 31 anos com a mesma estrutura, que hoje já não está dando conta de acompanhar o crescimento populacional do estado. Agora, vamos ampliar nossa capacidade de coleta e estoque. Esse é só o começo de muito trabalho que ainda vamos realizar”, pontuou.

A aquisição da carreta foi realizada por meio de convênio com o programa Calha Norte, do Ministério da Defesa. O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) e prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, reforçou que a entrega irá beneficiar todos os municípios.

“Essa ferramenta importante que irá fazer a diferença nos dezesseis municipios, sensibilizando as pessoas, levando cidadania e, acima de tudo, salvando a vida de quem precisa de uma doação”, pontuou Sampaio.

Quem pode doar?

A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

– É necessário estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;

– No dia da doação, é necessário levar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do SUS;

– Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo de autorização pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98811-0200. A presença dos responsáveis é facultativa no dia da doação de sangue;

– Os intervalos para doação de sangue são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Texto: Jamile Moreira
Fotos: Gabriel Maciel/Sesa e Netto Lacerda/GEA
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom/GEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *