Hemoap reforça importância da doação de sangue no período de carnaval

Por Isadora Pereira

A nova campanha do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), busca doadores para reforçar o estoque no período de carnaval. O mês de fevereiro possui uma grande demanda dentro dos hospitais.

É permitido realizar a doação a partir dos 16 anos de idade, menores de idade devem ter a autorização dos pais. Esta campanha do ‘Carnaval do Hemoap’ é realizada antes do período oficial das festividades, para que a partir de sexta-feira (9), a população aproveite a folia com o estoque do hemocentro abastecido.

O diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, afirmou que a campanha é essencial para este período, assim como as campanhas de fim de ano em 2023, que foi atingida.

“A ação é feita antes para que os brincantes possam estar na rua fazendo um carnaval com segurança e a certeza de que se precisar nós vamos ter sangue nas nossas unidades hospitalares. Saímos de uma campanha vitoriosa que foi a campanha de natal, onde nós conseguimos passar por todo o período de festas, sem problemas de falta de sangue” , disse o diretor.
Ainda de acordo com o diretor-presidente, a triagem para a doação é realizada de acordo com o protocolo do ministério da saúde.

O candidato passa por uma avaliação que classifica se está apto ou não para doar. O procedimento é feito por profissionais do Hemocentro através de preenchimento de um questionário.

E deve apresentar boas condições de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe nos últimos 14 dias, não ter contraído Covid-19 nos últimos 10 dias, e ter entre 16 e 69 anos. Além disso, alguns critérios essenciais devem ser seguidos para os novos doadores.

Critérios para a doação

Pesar no mínimo 50kg;
Apresentar documento oficial com foto;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h na noite anterior);
Estar bem alimentado (evitar alimentações gordurosas nas 3h que antecedem a doação);
Não ingerir bebida alcóolica no mínimo 12h antes;
Não ter fumado pelo menos 2h antes.

Fonte: G1 Amapá. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *