Hoje (12), a partir das 19h, no canal da AMCAP: Associação dos Músicos do Amapá completa 24 anos de fundação e lança Especial da Música Amapaense

A Associação dos Músicos e Compositores do Amapá – AMCAP, completa 24 anos de fundação nesta sexta-feira (12), e para comemorar a data, realiza uma Live Especial, com o lançamento do DVD do II Especial da Música Amapaense, gravado no Teatro das Bacabeiras.

A entidade que congrega renomados artistas do Amapá, cantores e compositores, foi fundada em 1996, sem fins lucrativos, com o objetivo de agregar, valorizar e difundir a música do estado do Amapá, na Amazônia e para o restante do país.

Atualmente, com cerca de cem associados, a entidade busca proporcionar o acesso a novos mercados, bem como a integração com as novas tecnologias, como forma de divulgar o trabalho autoral dos artistas do estado do Amapá.

Projetos

Ao longo dos 24 anos, a AMCAP foi protagonista de uma série de projetos culturais, que entraram para o calendário de eventos tanto do município de Macapá, quanto do estado do Amapá, como por exemplo o tradicional Reveillon Beira-Rio, que é realizado deste o ano de sua fundação (1996).

Outros projetos desenvolvidos pela AMCAP são: O Canto de Casa, Especial da Música da Amazônia (EMPA), Festival da Canção no Meio do Mundo (FECAMM) e Carnaval Beira-Rio. Este último, em parceria com o Governo do Estado.

A AMCAP também proporcionou a gravação de vários CDs de artistas locais, fornecendo toda a infraestrutura técnica e de produção dos projetos, bem como todo o processo de produção e distribuição. Desta forma fomentando a cultura regional e garantido renda para todos os artistas envolvidos.

Trabalho Social

A AMCAP também trabalha o lado social do artista, através de parcerias com Instituições públicas e privadas, garantindo a participação de músicos em eventos culturais.

Através de mobilização, a entidade promove a doação de alimentos, roupas, brinquedos e entretenimento – em datas especiais – para a comunidade onde está localizada a sua sede administrativa, no bairro Jesus de Nazaré.

Está em andamento um projeto para a implantação de uma escola de iniciação musical, com aulas de canto e violão, destinada às crianças que moram em áreas periféricas. Assim que voltar a normalidade, pós pandemia, esta ação será realizada.

Campanha

A AMCAP está realizando em parceria com a Assembleia Legislativa e a TV Record Macapá, a campanha “Canto Solidário, Juntos pela música daqui”, em apoio aos profissionais da música, impedidos de realizar apresentações por conta das restrições impostas pelos governos estadual e municipal por causa da pandemia do novo coronavírus.

Para doar basta ligar para o número (96) 99161-2380, que os responsáveis irão até a casa do doador buscar os alimentos ou presencialmente na sede da associação, localizada na Rua Professor Tostes, 691, Jesus de Nazaré. A doação em dinheiro pode ser feita na conta da associação: AG: 4544-6 C/C: 446634-9.

Reconhecimento

Em 2018, o governador Waldez Góes, sancionou a Lei 2.294 de 28 de março de 2018, que tornou AMCAP, uma entidade de Utilidade Pública.

O título possibilita à associação a busca de novas parcerias com o poder público e a utilização das leis de incentivo, bem como maior abertura para alocar e receber investimentos federais da cultura.

Reconhecimento também dado pelo prefeito de Macapá, Clécio Luis, que a reconheceu como entidade pública, no âmbito municipal.

Especial da Música Amapaense

O II Especial da Música amapaense foi gravado ao vivo, no teatro das Bacabeiras, ainda na gestão do músico Cleversom Baia. A atual gestão resgatou esse importante registro cultural, e fará o lançamento no dia do aniversário da Entidade.

Fazem parte deste show: Patrícia Bastos (Eu Sou Caboca), Marcelo Dias (Toada Cabocla), Amadeu Cavalcante (Festejo Popular), Maria Eli (Pra Festejar), Nivito Guedes (Tô Em Macapá), Enrico Di Miceli/Joãozinho Gomes (Mandala a Mandela), Julieli Marques (A Beleza da Arte Que Emana), Zé Miguel (Meu Endereço), Ana Martel (Mal de Amor), Bebeto Nandes (Jeito de Viver), Nathal Vilar (Estrela Guia), Grupo Pilão (Encantaria), Claudete Moreira (Legítima), Val Milhomem (Rosário de Ouro), Adriana Raquel (Deixa a Chuva Cair), Helder Brandão (África Mãe Raiz), Rambolde Campos (Dona Eva), Osmar Júnior (Curiaú), Cléverson Baia (Tambores da Paz), Yes Banana (Camaleão), Banda Placa (Ancestrais) e Banda Negro de Nós (Festejo).

A exibição do Especial será nesta sexta-feira (12), 19h – no canal da AMCAP, no YouTube.

A AMCAP é dirigida atualmente por Leonardo Trindade, presidente; Miquéias Reis, vice-presidente; Odilon Acácio, tesoureiro e Clay Sam, diretor de comunicação e cultura.

Serviço:

Cley de Jesus Sarraf de Abreu
Assessoria de comunicação da AMCAP
Contato: (96) 981116 0053
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *