Hoje é Dia Mundial da Fotografia #diamundialdafotografia

Foto: Elton Tavares

Hoje é comemorado o Dia do Mundial da Fotografia. A data é celebrada porque em Paris (FRA), no dia 19 de agosto do ano de 1839, foi anunciada e apresentada ao mundo a tal Fotografia, desenvolvida pelo francês Louis Daguérre. Aliás, “fotografia” significa escrita com a luz (foto = luz & escrita = grafia).

Amo fotos, um dos inventos mais fascinantes que o ser humano produziu até os dias de hoje. São momentos congelados e muitas vezes, “poesia em pixels” (uma vez li isso em algum lugar que não lembro agora, mas é firme). Sabem aquela famosa frase: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é, tem muita gente que faz fotos que não precisam de um grande texto ou legenda. Admiro quem é capaz de fazer fotografias deste tipo.

Foto: Elton Tavares

Já trabalhei com muitos fotógrafos, a maioria deles muito bons e uma minoria nem tanto. Admiro muitos deles. Alguns pelo talento, outros pelo profissionalismo e aqueles que são grandes amigos. Sou apenas um apertador de botões, nem sei mexer direito no equipamento, mas já consegui fazer umas imagens legais. Por sorte, claro, pois não tenho técnica alguma.

Dia desses, li que não fazemos fotos, construímos fotos. Sim, percepção, olhar e não “a câmera boa”. Aliás, para muitos mágicos da fotografia, o equipamento é somente um tubo onde eles materializam seus olhares cirúrgicos.

Portanto, hoje homenageio estes profissionais, que às vezes não são reconhecidos, mas que são fundamentais para o jornalismo e para a melhoria da nossa percepção de mundo. Minhas homenagens aos repórteres fotográficos e aos fotojornalistas que fazem fotos com maestria, muitas das vezes colocando poesia em pixels.

O artista Andy Warhol disse: “a melhor coisa sobre uma fotografia é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”. Verdade! Adoro momentos congelados. Eternizados nas fotos.

Momento que um gavião apanha um sapo, no Gurijuba, região do Pacuí (AP)- Foto: Elton Tavares

O poeta Fernando Canto me disse uma vez: “fotografar é, para mim, registrar o mundo real com a sutileza supradimensional da psiquê. Só para sensíveis e sensitivos que veem além da paisagem as cores do cosmo”.

Não sou fotógrafo profissional, somente um apertador de botões. Fiz algumas imagens legais desde que comecei a curtir fotos. Mas este registro (acima) feito no Rio Gurijuba, na fazendo dos meus tios, é um dos que mais gostei de ter feito. O momento que um gavião apanha um sapo para o almoço.

Meus parabéns vão principalmente aos talentosos amigos  Congratulações!

A fotografia, cujos progressos são imensos e que está, a nosso ver, mui bem classificada entre os materiais das artes liberais, fala aos olhos e detém cativa os curiosos fatigados” – Eça de Queirós.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *