Hospital de Amor faz mutirão de biópsias oncológicas para diminuir fila de espera no Amapá

Hospital de Amor, em Macapá — Foto: Fabiana Figueiredo/G1

Um mutirão para realização de biópsias oncológicas será feito pelo Hospital de Amor (HA), na Zona Norte de Macapá, entre 13 e 25 de fevereiro. Vão ser atendidas pelo menos 36 pessoas que estão na fila de espera acumulativa. O serviço é essencial para o fechamento do diagnóstico das pacientes.

Segundo a direção do HA no Amapá, os pacientes na fila de espera estão aguardando pelos procedimentos há cerca de 1 ano, devido a dificuldade para contratação de um cirurgião oncológico que realizasse as biopsias.

Gestora da unidade, Geyse Araújo, explicou que as biópsias cirúrgicas são importantes para que o tratamento contra o câncer comece.

“Elas são importantes para o fechamento de diagnóstico, porém os médicos fazem a retirada de pequenos nódulos também. Mas, o fundamento dela [biópsia] é fechar o diagnóstico para essa paciente começar um tratamento ou no caso de fazer só um acompanhamento conosco”, detalha.

Atendimento

Localizado na rodovia Norte-Sul, no bairro Infraero 2, o Hospital de Amor funciona de 7h às 17h. Para realizar o PCCU, exame preventivo de câncer do colo de útero, a paciente precisa estar na faixa etária entre 25 e 64 anos; e, para mamografia, entre 40 a 69 anos.

Os documentos necessários são a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), RG, CPF e um comprovante de residência.

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *