Idosos de 74 anos recebem primeira dose da vacina contra Covid-19 em Macapá

O uso de máscara não encobriu a emoção dos idosos durante mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19 em Macapá. Nesta sexta-feira (19), aqueles que têm idade a partir dos 74 anos receberam a primeira dose do imunizante. A ação aconteceu em alguns pontos da cidade e foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e seguiu o Plano Municipal de Imunização.

Dona Zenaide dos Santos, 74 anos, foi uma das primeiras a ser imunizada no drive-thru da Rodovia do Curiaú. Ela mora em um sítio na Zona Norte e passou o isolamento social ao lado do marido e da neta.

‘’Eu me sinto muito bem. Graças a Deus e há muito tempo esperava por essa vacina. Moro em um sítio e fico isolada em casa, de onde não saio de jeito nenhum! Tudo que preciso meus netos levam para mim’’, contou.

Na Praça Floriano Peixoto, seu Raimundo Nonato, 74 anos, não conteve as lágrimas após receber a primeira dose da vacina. Ele aguardava ansiosamente por este momento. ‘’Estou muito feliz. Eu aguardei um ano por este momento, em casa, no isolamento social’’, contou emocionado.

Acompanhado da filha, Leila Rosana, seu Raimundo recebeu a primeira dose do imunizante. A família teve que se adaptar durante a pandemia. Rosana tinha uma lanchonete e teve que aderir ao delivery. Ela contou sobre as medidas de proteção que necessitou adotar durante o isolamento social ao lado do pai.

‘’Com o delivery consegui cuidar melhor do meu pai. Ele é idoso e não sai de casa, pois tem medo. Todos os dias ele fica sentadinho, tomando vento na área externa. Agora após a vacinação dele estou otimista e muito aliviada. Aguardando ansiosamente a segunda dose, no dia 19 de abril’’, ressaltou.

De acordo com a coordenadora de imunização da Semsa, Monique Uchôa, para esta fase foram disponibilizadas 1.900 doses da CoronaVac. As vacinas serão distribuídas em dois dias de imunização.

‘’Serão dois dias de imunização. Hoje atendemos todos os idosos de 74 anos. Também estamos fazendo a segunda dose dos idosos que faltaram nas UBSs [Unidades Básicas de Saúde]. Vamos conseguir avançar com outras faixas etárias de acordo com o quantitativo de doses que recebermos do Ministério da Saúde. Estamos aguardando uma nova remessa, ampliando a vacinação para o público de 72 anos para baixo’’, explicou a coordenadora.

Idosos com 73 anos

A primeira dose também será ofertada a idosos de 73 anos neste sábado (20) e a ação será realizada nos seguintes locais: quadra da Igreja Jesus de Nazaré e nos drives-thrus localizados na praça Floriano Peixoto, estacionamento do Estádio Zerão e no início da Rodovia do Curiaú. Os atendimentos iniciam às 9h e se estendem até às 13h, conforme a duração da remessa de doses disponíveis.

A Secretaria de Saúde orienta que ao comparecer no local de vacinação, o idoso deve apresentar cópia do documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Cadastro
As demais faixas etárias devem ser contempladas a partir da aquisição de novas doses pelo Governo Federal, que são disponibilizadas aos município. Os idosos com mais de 60 anos devem se cadastrar no site da Prefeitura de Macapá, na aba do Portal Coronavírus.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *