Ifap oferta 100 vagas em cursos de pós-graduação

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), abriu Processo Seletivo Simplificado para Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu para ingresso no segundo semestre de 2023. São ofertadas 100 vagas em três cursos – Informática na Educação e Processos Construtivos Residenciais, no Campus Macapá, Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional, no Campus Laranjal do Jari – em formato semipresencial. As inscrições ocorrem de 19 a 26 de julho no sistema eletrônico de processo seletivo (https://processoseletivo.ifap.edu.br) do portal institucional.

Para se inscrever, clique aqui
Leia o Edital nº 15/2023 – Proeppi/ Ifap completo

Na oferta das 100 vagas, além das políticas de ações afirmativas e cotas sociais, o Ifap adota a política institucional que estabelece reserva de vagas para servidores da instituição e para alunos egressos – três vagas a cada 30 vagas ofertadas em cada curso e quatro vagas a cada 40 vagas. As vagas reservadas não preenchidas serão remanejadas para ampla concorrência.

A seleção ocorrerá em fase única, de caráter eliminatório e classificatório, com análise documentos e informações anexados e fornecidos pelos candidatos exclusivamente por meio do formulário de inscrição, considerando a tabela de pontuação. A análise documental será feita para 50% a mais do total do número de vagas constantes para cada curso e apenas para os candidatos que apresentarem todos os documentos obrigatórios.

Cursos

Informática na Educação – destinado a graduados que atuam ou pretendem atuar na Educação Básica e Superior, independentemente de sua área de formação específica. Objetivo de capacitar profissionais/professores quanto ao uso de Informática na Educação, novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, de forma interdisciplinar.

Processos Construtivos Residenciais – destinado a bacharéis em Arquitetura e Engenharia Civil, Tecnólogos em Construção de Edifícios, Profissionais de áreas afins à Construção Civil. Habilitar profissionais em nível de Pós-Graduação Lato Sensu para atuar de acordo com as atribuições da referida especialização, dentro do eixo tecnológico de Infraestrutura. Tratando de temas voltados para as estruturas de Concreto, Construção Civil e Materiais, visando a promover a formação continuada de Arquitetos, Engenheiros Civis, Tecnólogos em Construção de Edifícios e profissionais de áreas afins da construção civil, de modo crítico, reflexivo e inovador, para a melhoria dos processos que compõem o mundo do trabalho.

Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional – interdisciplinar, sendo destinado a qualquer graduado em nível superior que atua ou pretende atuar em Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional, independentemente da área de formação específica. Capacitar profissionais para atuarem na elaboração e execução de projetos Agroextrativistas Sustentável e Desenvolvimento Regional na região do Vale do Jari e sua zona de influência, contribuindo para a formação de profissionais com o perfil voltado para o desempenho de atividades de produção sustentável aliada à biodiversidade local e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Texto: Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *