Inclusão no mercado de trabalho: MP-AP participa da formatura do Projeto Jovem Descolado 2021

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, participou nessa quinta-feira (21), na Associação dos Magistrado do Amapá, da formatura do projeto “Jovem Descolado 2021”. Ao todo, 280 novos empreendedores, com idade entre 18 e 29 anos, selecionados por edital, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), em parceria do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de inclusão e Mobilização Social e a Secretaria de Movimentação dos Jovens, foram capacitados para a inclusão no mercado de trabalho.

O objetivo do Projeto é oferecer uma inclusão produtiva e segura no mercado de trabalho, oferecendo condições de conhecimento necessárias para que possam empreender de forma qualificada na sua vida pessoal e profissional, induzindo, assim, o desenvolvimento socioeconômico no âmbito do Estado, gerando impacto na redução da taxa de desocupação, desemprego e informalidade, além de reduzir riscos sociais que os participantes podem estar expostos. Dos 280 formandos, são 180 novos empreendedores em Macapá e 100 no município de Santana.

O MP-AP foi representado pela promotora de Justiça Neuza Barbosa, que elogiou a iniciativa do Sebrae/AP e Governo do Amapá. A titular da 4ª Promotoria de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude também congratulou os jovens e desejou sucesso aos novos empreendedores.

“Eu vim de uma família de classe social baixa, estudei em escola pública, e sempre tive apoio de cursos promovidos pelo Governo do Estado, e ao longo dos anos com muito estudo e esforço consegui passar no concurso para promotora de Justiça. Agora, tenho o prazer de trabalhar em prol da Juventude. Os jovens têm o potencial de transformar o seu futuro por meio do empreendedorismo. O Ministério Público do Amapá tem importância fundamental como instituição para a defesa dos direitos da sociedade, em especial da Infância e da Juventude”, manifestou Neuza Barbosa.

Mais sobre o Projeto Jovem Descolado

Os formandos, selecionados por edital, participaram de capacitações de agosto a outubro deste ano. Os cursos do Jovem Descolado foram multidisciplinares e inteiramente voltados para a situações práticas e comuns ao cotidiano de trabalho. Entre as capacitações ofertadas estão: marketing pessoal, coaching de carreira, relações humanas e atendimento ao cliente, técnicas de negociação, e módulos específicos de empreendedorismo.

Após a formatura, o Balcão de Oportunidades faz o intermédio entre os alunos do curso, empresas com vagas de trabalho abertas, ou ainda, realiza o amadurecimento de ideias dos participantes que queiram abrir o próprio negócio.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares e Addan Vieira
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *