Infração por armazenagem de combustível: MP-AP firma TAC para que Posto Mix pague multa em favor da Associação A Nossa Família, no município de Santana

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Macapá (Prodecon), firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa Mix Derivados de Petróleo Ltda – posto de gasolina com nome fantasia “Posto Mix”. O objetivo do TAC foi resolver uma infração causada pelo empreendimento, que descumpriu as leis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por não armazenar corretamente e comercializar gasolina fora das especificações da ANP, constante no Processo Extrajudicial Eletrônico Nº 0005136-71.2021.9.04.0001.

O TAC foi assinado pelo titular da Prodecon, promotor de Justiça Luiz Marcos da Silva, e a representante legal da empresa e sócia proprietária do Posto Mix, Juracidelcia Azevedo Pereira, que concordou em pagar multa administrativa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), dinheiro que deverá ser pago em cinco parcelas mínimas de R$ 1.000,00 (mil reais) à Associação A Nossa Família, com sede na Avenida Sete de Setembro, nº 3990, Bairro Fonte Nova, no município de Santana.

Sendo que a primeira cota deste montante deverá ser paga até o dia 29 de outubro próximo, na forma de entrega de bens servíveis indicados pela instituição beneficiada. A empresa deverá, ainda, apresentar à Prodecon, comprovantes das doações nos meses subsequentes.

“Trabalhamos para corrigir e responsabilizar a conduta lesiva do Posto Mix aos consumidores, decorrente da infração praticada. A armazenagem, estocagem, comercialização, distribuição de alimentos em desacordo com a legislação caracteriza conduta danosa à sociedade. É missão do MP-AP proteger os interesses difusos e coletivos e é isso que estamos fazendo”, comentou o promotor de Justiça Luiz Marcos.

O TAC tem eficácia de título executivo extrajudicial e pode ser executado pelo MP-AP imediatamente após o vencimento do prazo acordado, independentemente de qualquer notificação.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *