Inspirada em sons do AP, Patrícia Bastos tem álbum indicado ao Grammy Latino

“Batom Bacaba”, cantado por Patrícia Bastos, foi indicado ao 18º Grammy Latino (Foto: Divulgação/Patrícia Bastos)

Por Fabiana Figueiredo

O álbum “Batom Bacaba” da cantora amapaense Patrícia Bastos foi indicado ao 18º Grammy Latino, importante prêmio internacional que reconhece produções musicais da América Latina. Concorrendo na categoria “Raízes Brasileiras”, a produção nortista estava na lista anunciada na terça-feira (26).

Lançado em 2016, o disco é descrito por Patrícia como uma continuação de “Zuluza”, de 2013. Os dois são marcados pelo registro em estúdio de sons ouvidos nas rodas de batuque, marabaixo e cacicó, usando instrumentos como caixas, dobrador, pandeirão e curimbó.

“Ele é uma sequência do Zuluza. Pegamos a essência da nossa música de forma universal e isso chamou muita atenção. Foi trabalhada a captação dos nossos instrumentos. A raiz é a essência que a gente leva. Esse trabalho teve muitos elogios, já foi reconhecido, e as pessoas pedem as músicas nos shows. Isso é impressionante”, descreveu a cantora.

Patrícia retornava para Macapá de uma apresentação feita no Festival do Sairé, na vila de Alter do Chão, em Santarém (PA) na terça-feira quando recebeu a notícia do produtor Dante Ozzetti. Para ela, a indicação é uma forma de incentivar a universalização da música do Amapá.

Álbum foi produzido com captação de instrumentos de ritmos característicos do Amapá (Foto: Carol Vidal/Sesc/Divulgação)

“Eu não soube nem o que pensar, foi a minha primeira indicação fora do Brasil, resultado de muita luta. Acho que a gente tem que ir atrás das coisas. O Amapá tem muitas coisas para serem mostradas e ele está sendo observado. Precisamos de leis incentivo para os artistas produzirem. Tem público querendo conhecer, então precisa de investimento”, declarou.

“Batom Bacaba” tem oito canções inéditas, que usam a linguagem musical, evidenciada em acordes de violão e notas de teclados, exaltando o dialeto típico da Amazônia. Além de Ozzetti, Du Moreira também foi produtor do álbum. O trabalho ainda teve colaboração do Trio Manari, Nena Silva, Marcelo Effori, Kleber Paturi e Nazaco Gomes.

O sexto CD da carreira de Patrícia concorre ao lado do também nortista “No Embalo do Pinduca”, do paraense Pinduca. São indicados na mesma categoria os álbuns “Canta o Nordeste”, do Trio Nordestino; coletânea “Ascensão”; “Ao Vivo – Melodias do Sertão”, de Bruna Viola; e “Chamamé”, de Yangos.

Na lista de indicados do prêmio foram anunciados outros brasileiros em diversas categorias, como AnaVitoria, Tiago Iorc, Marília Mendonça, Luan Santana, Nando Reis e Emicida. A entrega do 18º Grammy Latino acontece no dia 16 de novembro, em Las Vegas.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *