Juiz Ernesto Collares é reconduzido ao cargo de diretor do Fórum da Comarca de Macapá

Em eleição realizada na segunda-feira (20), o juiz Ernesto Collares, titular da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública da capital amapaense, foi reconduzido ao cargo de diretor do Fórum de Macapá Desembargador Leal de Mira, assumindo pela terceira vez o mandato – agora para o Biênio 2023/2025. O pleito, realizado das 9 às 16 horas, foi conduzido pela Associação dos Magistrados do Estado do Amapá (AMAAP).

A juíza Laura Costeira, titular do Juizado da Infância e da Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá, foi a outra candidata ao cargo. A eleição contou com a participação presencial dos votantes na sala da entidade, no Fórum de Macapá, mas também teve participação virtual por meio do aplicativo de conversas WhatsApp e pelo email da presidência da AMAAP.

Ao todo, os 31 magistrados que trabalham no Fórum estavam aptos a votar e, sem abstenções, todos exerceram seu direito de escolha. Dez votos foram via on-line e 21 presenciais. Destes, o juiz Ernesto Collares receber 18 votos e a juíza Laura Costeira, 13 votos.

“Além de continuar os projetos, nossa administração trabalhará na defesa dos interesses dos juízes e dialogará com a Presidência do TJAP para, conjuntamente, aprimorar a atuação dos magistrados que atuam no Fórum de Macapá para melhor servir à população”, destacou o juiz Ernesto Collares.

Democracia interna é exemplo nacional

O presidente da AMAAP, juiz Marcus Quintas, ressaltou que, mesmo com a prerrogativa de escolha do diretor do Fórum ser do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, o Poder Judiciário amapaense é o único no Brasil a realizar o processo eleitoral entre juízes para a função.

O juiz Marcus Quintas e a juíza Elayne Cantuária, ouvidora substituta e assessora da Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que na oportunidade representou o presidente da AMB, o juiz Frederico Mendes Júnior, agradeceram e parabenizaram o presidente do TJAP por manter a livre escolha para a função. Segundo ambos, a decisão fortalece a democracia interna da magistratura amapaense e é exemplo nacional.

Após o fim da eleição, o presidente do TJAP empossou o juiz reconduzido e parabenizou o magistrado Ernesto Collares por mais esse desafio profissional.

“Hoje celebramos uma democracia interna. Motivo de felicidade, pois a eleição para diretor do Fórum é inédita no resto do Brasil. Parabenizamos o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho, por esse ato democrático e o juiz Ernesto Collares, pela recondução ao cargo”, frisou o desembargador Adão Carvalho.

Diretora-substituta do Fórum

Após preposição da AMAAP, o presidente resolveu nomear a juíza Laura Costeira como diretora-substituta do Fórum. Desta forma, na ausência do titular, ela será a administradora da unidade.

– Macapá, 21 de março de 2023 –
Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares e Maurício Gasparini
Foto: Sérgio Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *