Juizado da Infância e Juventude e Secretaria de Estado da Juventude alinham parceria para qualificar jovens de Macapá

O Juizado da Infância e da Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá, que tem à sua frente a juíza Laura Costeira, e a titular da Secretaria de Estado de Políticas para Juventude (Sejuv), Priscila Magno, em reunião realizada na quarta-feira (17), no Fórum Desembargador Leal de Mira, alinharam ações conjuntas entre a unidade do Poder Judiciário e a Sejuv. A iniciativa tem o propósito de trabalhar conjuntamente para qualificação técnica e inserção no mercado de trabalho de jovens da capital amapaense.

Na oportunidade, a secretária da Sejuv explicou à magistrada o novo Programa Amapá Jovem, voltado para estudantes do ensino médio e universitários. Priscila Magno dialogou com a juíza Laura Costeira sobre um segmento específico da iniciativa, voltado para adolescentes em conflito com a lei, que são acompanhados no Juizado da Infância e Juventude.

“O novo Amapá Jovem busca envolver jovens inseridos nas diversas realidades sociais e econômicas. A proposta é garantir uma política social e de transferência de renda transversal, com atendimento de públicos distintos, como juventude do campo e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”, pontuou a secretária de Políticas para Juventude, Priscila Magno.

Durante o encontro, que também contou com a presença da coordenadora Estadual do Programa Amapá Jovem, Adrilene dos Santos, e servidores do Juizado, foi alinhada a formalização de um Termo de Cooperação entre a Sejuv e o Poder Judiciário para beneficiar adolescentes que receberão bolsa e serão inseridos em cursos profissionalizantes, estágios e oficinas.

“Agradecemos a iniciativa da secretária da Sejuv e coordenadora do Programa Amapá Jovem. Vamos nos empenhar na construção dessa cooperação. Nossa finalidade não é somente a punitiva, mas socioeducativa. Pois é fundamental que esses jovens também tenham acesso a cursos profissionalizantes e pedagógicos, para que haja uma transformação nesse adolescente, pois eles são seres em desenvolvimento. Temos que instruir a eles que a educação e a cultura pode engrandecê-los”, detalhou a juíza Laura Costeira.

Programa Novo Amapá Jovem

O programa, que passou por uma reformulação do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) em 2023, tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos.

A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, busca reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental dos participantes.

Macapá, 18 de abril de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Arte: Carol Chaves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *